NA CAPTURA DOS FRIEDMAN, DOCUMENTÁRIO CHOCANTE E PERTURBADOR

Por Carlos Dornelas:Em 2004 procurando ir ao cinema, como faço frequentemente, peguei o jornal e vi a programação em um cinema alternativo aqui de Recife, o Apolo. Nele estava em cartaz um documentário que me chamou a atenção: NA CAPTURA DOS FRIEDMAN. Inicialmente resisti um pouco, não pelo gênero documentário, é que a sala de cinema citada não era das melhores, mas fui e assisiti a um dos mais chocantes e perturbadores filmes até então por mim vistos. Na captura dos Friedman mostra a fragmentação gradativa de uma família norte-americana quando o pai, Anold Friedman, e seu filho, Jesse, são acusados de sodomia e abuso sexual de menores.

Arnold era um professor de química e informática que ministrava as aulas em sua própria casa. Mas o que me chamou a atenção é que tudo foi registrado com farto material em vídeo, VHS, por um dos filhos,o mais velho, ele gostava de filmagens, e não descansava a câmera em nenhum momento, quando não estava com ela em mãos, deixava em algum canto da casa. E com isso acompanhou todo o processo de prisão do pai, fato que se deu quando a polícia interceptou uma correspondência de cunho pornográfico destinada ao sr. Arnold Friedman. Foi absolutamente chocante pra mim assistir aquela família "implodir" aos poucos, ver o drama da Sra. Friedman, os filhos brigavam com mãe pois não acreditavam nas acusações feitas contra o pai e diziam que ela deveria ficar ao lado deles mesmo com provas tão contundentes.

Pai e filho foram levados a julgamneto,entretanto, deu pra perceber uma certa frieza do sr. Fiedman que parecia, até determinado momento, indiferente a gravidade da situação que se encontrava ele e sua família. Ele procurava defender a Sra. Friedman da agressividade de um dos filhos, porém durante o desenrolar do drama, a verdadeira face dele se revela. É um grande documentário que arrebatou muitos prêmios na época, inclusive no festival de Sundance, mas que infelizmente ainda não chegou em DVD por aqui, talvez pelo gênero não fazer a cabeça do público. Na Captura dos Friedman me mostrou que realmente aquele velho ditado tem fundamento: "quem vê cara não vê coração", coração que quase saiu pela boca ao final do filme, é uma verdadeira "microfonia de 1000 decibéis na cabeça".

Para mais informações sobre o documentário clique: http://www.movieguide.com.br/filme.view.php?id_filme=333

Comments

One response to “NA CAPTURA DOS FRIEDMAN, DOCUMENTÁRIO CHOCANTE E PERTURBADOR”

1 de fevereiro de 2008 01:06

EU TENHO UMA HISTÓRIA PARECIDA COM ESSA SUA, SÓ QUE O DOCUMENTÁRIO FOI O "NAS ONDAS DO SURF". INESQUECÍVEL, VIROU UMA LENDA, FINAL DA DÉCADA DE 70, INÍCIO DOS 80! MAS É ISSO, AS VZS A GENTE SE SURPREENDE, É BOM QUANDO ACONTECE ISSO!

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');