RETRATOS DA SEGUNDA GUERRA

Desde adolescente sou aficionado em ler sobre Segunda Guerra Mundial, e existem inúmeros filmes sobre o tema, mas pra não abranger demais comecei a me lembrar dos mais recentes que merecem ser vistos e revistos. "O resgate do soldado Ryan" foi um dos mais marcantes pra mim.O desembarque aliado na Normandia, "o dia D" ,foi retratado por Spielberg de maneira tal que os poucos veteranos, ainda vivos, impressionaram-se com o realismo.

Spielberg e Tom Hanks produziram uma das melhores minisséries, Band of Brothers ,que tem que estar na lista não só de quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial, mas de todos que prezam por boas produções pra tela pequena, e eles já estão produzindo uma espécie de seqüência ,será Pacific ,que vai abordar a guerra no Pacífico contra os japoneses;as filmagens já começaram na Austrália.Fico imaginando só a produção que vem por aí.

Outro muito legal é "U-571 A BATALHA DO ATLÂNTICO ",do excelente diretor Jonanthan Moston ,sobre a missão suicida atrás da máquina enigma de Hitler; a designação U é dos submarinos alemães onde a história se enreda.
Outro de submarino ,só que pela visão dos alemães, é O BARCO, que mostra as agruras dentro da embarcação no inferno que é a guerra.
Um grande filme que passou meio batido nos cinemas daqui de Recife, mas não por mim ,eu fui, é A QUEDA, as últimas horas de Hitler.A produção é alemã e mostra "a toca do lobo" ,o bunker onde Hitler determinava as ordens bem no final da guerra.Destaco também a trilha original de Stephen Zacharias que, diga-se de passagem, tá dificil de encontrar,acho até que não foi lançada.
"Os canhões de Navarone" é antigão mas sempre falo sobre ele, pois é um clássico, e o episódio retratado não é fácil de ler na literatura da guerra.
A lista de Schindler (Spielberg de novo, um gênio) apesar de não retratar batalhas nos dá um tapa na cara retratando o horror do holocausto. Antes de acabar a munição tenho que falar dos dois filmes de Clint Estwood " CARTAS DE IWO JIMA" e "A CONQUISTA DA HONRA", filmes sobre a guerra do Pacífico são dificeis.Outro muito legal é "Memphis Belle A FORTALEZA VOADORA" ,esse sobre o bombardeio B-17 em suas missões na Segunda Guerra Mundial. Cessar- fogo!!

Comments

11 Responses to “RETRATOS DA SEGUNDA GUERRA”

sacodefilo disse...
17 de fevereiro de 2008 às 07:41

A obre Cartas de Iwo Jima e a concquista da Honra são as mais fidedignas obras sobre o período.
Clint Eastwood foi genial...

denker disse...
17 de fevereiro de 2008 às 15:14

Oie Boa Tarde!

Passei aqui pelo seu blog e achei ele muito interessante com otimos Post's.

E vi que faz um trabalho de troca de link'a..
Gostaria de saber se Topa fazer uma troca de link's entre nossos blog's.
Se aceitar deixe uma mensagem no meu avisando ok?

Obrigado victor Conti

http://pensandoentreamigos.blogspot.com/

Paulo Roberto disse...
17 de fevereiro de 2008 às 21:38

valeu Ed pelas dicas aqui dos filmes, tbm gosto de filmes assim com guerras. Um que me marcou foi, que gostei muito foi "Lagrimas do Sol" se não estou errado com o nome, com Bruce Willians.

Paulianne disse...
17 de fevereiro de 2008 às 23:12

"CARTAS DE IWO JIMA" é realmente sensacional. Aqui nos EUA, eles criam um estereótipo dos japoneses (assim como de várias culturas), mas o filme de Clint ajuda ajogar por terra o preconceito. Uma coisa que eu percebi foi que esse filme vai além de quem estava certo ou errado na Segunda Guerra Mundial e sim o que é certo ou errado para o ser humano.
Obrigada pelo comentário no meu blog.
Beijos
Paulianne

18 de fevereiro de 2008 às 00:11

QUERO SÓ ESCLARECER QUE QUEM ASSINA O POST SOBRE OS FILMES DE GUERRA É O MEU AMIGO CARLOS DORNELAS, PORTANTO AS DICS SOBRE OS FILMES SÃO DELE, OK PAULO?

Bernardo Lima disse...
18 de fevereiro de 2008 às 03:05

Fala aí, blz?
Respondo os comentários do meu blog sepre que posso, então vim aqui para responder seu comentário no post sobre o I-Doser.

sobre teu coment...

hahaha
é mt viagem msm...
assim como vc, tb prefiro um bom som ao invés de ruidos que mudem nossa frequencia cerebral, mas enfim...tem doido pra td!
pode ser que eu teste...haha

Abraço e volte sempre!

http://reflexoesdeumlouco.blogspot.com

Bernardo Lima disse...
18 de fevereiro de 2008 às 03:06

Sobre seu post aqui...

assisti alguns dos outros filmes que tu comentou, mas "o resgate.." foi, sem duvidas, o melhor deles...depois que assisti este filme - era mulek - coloquei o nome "ryan" em tds os meus bonecos de jogos de video game, rpg e afins..rsrs
vlw

http://reflexoesdeumlouco.blogspot.com

18 de fevereiro de 2008 às 06:06

Uma lista pesfeita de grandes filmes sobre a segunda guerra...
com destaque para a Queda......


[]s L.Sakssida

Paulo Roberto disse...
18 de fevereiro de 2008 às 13:57

De qualquer forma o blog é teu, daí a dica tbm vem de vc, o seu amigo tem blog, as dicas estão no blog dele?

Tô precisando falar urgentemente contigo.
Entre no msn, caso eu esteja off, me manda um e-mail avisando que vc tá on-line.

Anônimo disse...
20 de fevereiro de 2008 às 09:30

Band Of Brother

Tenho essa colecao e ja vi todos os 6 CD'S
Pra mim, e a historia mais linda que eu ja Ouvi

Parabens pelo seu blog
10

Ben

Anônimo disse...
16 de março de 2008 às 12:32

Muito legal, gosta bastante da história da 2 guerra mundial e gostei muito do seu blog...

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');