MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE.O DOCUMENTÁRIO PROIBIDO PELA REDE GLOBO


“Brazil: Beyond Citizen Kane”, é o nome de um documentário da BBC (Simon Hartog -1993), cuja exibição em território brasileiro está proibida desde a década de 90, quando ele foi concebido. Motivo: o documentário traça uma radiografia completa do nascimento, ascensão e hegemonia da Rede Globo no Brasil. Até a popularização da internet existiam poucas cópias desse documentário circulando no país. O filme apresenta depoimentos de peso que falam sobre o que seria “o quarto poder no Brasil”, dentre eles: Luiz Inácio da Silva (antes de ser presidente), Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Walter Clark (sua participação na história da Globo foi tema de um post nesse blog) e Armando Nogueira. O polêmico documentário é dividido em quatro partes: a primeira mostra o surgimento da Rede Globo e sua íntima relação com o regime militar. A segunda parte fala sobre o contestado acordo entre a Rede Globo e o grupo Time-Life. A terceira parte questiona o enorme poder de Roberto Marinho e cita o drama envolvendo a morte de Tancredo Neves. A quarta parte é a mais polêmica. O documentário tenta desvendar o que eles chamam de “mecanismos de manipulação” da Rede Globo, acentuando o seu papel direitista. O contundente documentário cita ainda: * A suspensão da concessão da TV Excelsior, única a se opor abertamente ao regime militar. * A oposição velada da Rede Globo ao movimento Diretas Já. * A tentativa de fraude nas eleições do Rio de Janeiro em 1982, para prejudicar o candidato Leonel Brizola * Edição do debate Collor – Lula, favorecendo o candidato Collor. Mostra dois importantes jornalistas que trabalhavam na Globo em 1989 (um deles, o Armando Nogueira) confirmando a manipulação do debate. Além de ser um importantíssimo relato da história política do Brasil da ditadura militar, o documentário levanta questões importantíssimas sobre o poder da mídia e a manipulação das massas. Vale conferir.

Link do documentário no Youtube
CONFIRA NA JANELA DE VÍDEO AO LADO, O TRECHO DO DOCUMENTÁRIO QUE FALA SOBRE A EDIÇÃO TENDENCIOSA DO DEBATE LULA-COLOR, DE 1989
OBS: O VÍDEO COMPLETO ESTÁ DISPONÍVEL EM FORMATO AVI (DUBLADO EM PORTUGUÊS) NO SITE DO eMULE.

Comments

30 Responses to “MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE.O DOCUMENTÁRIO PROIBIDO PELA REDE GLOBO”

25 de junho de 2008 às 21:31

Eu já assisti a este documentário em DVD "genérico", e realmente passa a história negra da Rede Globo. Já pensou se a Recordo ou o SBT passassem este documentário?

Gelsa Mara disse...
25 de junho de 2008 às 21:37

jA FIZ DAWNLOAD DESTE DOCUMENTÁRIO DUAS VEZES E ACABO NÃO ASSISTINDO...vOU TENTAR VE-LO E DEPOIS PODEREI COMENTAR COM PROPRIEDADE.

Anônimo disse...
25 de junho de 2008 às 22:11

Muito bom esse documentario, e sua dica para as pessoas baixarem tbm.

25 de junho de 2008 às 22:17

Sou suspeito pra comentar neste blog pois sou fãnzaço mas vou baixar este documentário com certeza tem mtas verdades.

Anônimo disse...
25 de junho de 2008 às 22:25

Muito além... é um documentário essencial para se entender o poder midiático da rede globo, mas não podemos nos reter somente a ele. O brasil mudou, os meios de comunicaçào mudaram, a cultura das pessoas muda a cada momento.

Para entender a complexidade da relação que o brasileiro tem com a TV seria necessáio manter um Muito Alem do Cidadão Kane atualizado periodicamente. Para não perdermos o fio da meada.

Mesmo assim, é engraçado constatar que muitas coisas ainda continuam atuais. A Rede Globo é poderosa? Acho que nós temos o poder, e continuamos canalizando-o para os mesmos hábitos.

Ariana disse...
26 de junho de 2008 às 00:33

Po, interessante esse documentário. Deu até vontade de assistir.
Meu, chaves é muuito legal mesmo. Tenho vários dvd's mas po, nada do que ver na tv! No dvd eles dublam diferente e não fica a mesma coisa ;~

Beeijos

http://cogumelosverdes.blogspot.com

Anônimo disse...
26 de junho de 2008 às 00:34

Nem preciso ler o post, pois já sei do que se trata. Estava eu vagando na net há uns tempos atrás e me deparei com esse documentário. Me interessei pelo fato dele ter sido proibido aqui no Brasil.

O documentário nos da a dimensão do poder que a Globo tinha sobre o governo do país, conta a história de algumas outras emissoras e novelas. Muito interessante. Como no último comentário, os tempos são outros, a cultura mudou, a mídia mudou, mas na minha opinião, a Globo ainda meche seus pauzinhos, pode não ser como antigamente, mas... Já sabe né?

Nos visite também.

Bruno Monin do BloGZinho.com

Julio disse...
26 de junho de 2008 às 00:43

Ja havia assistido ao documentario quando ainda estava na integra no youtube (não sei agora)

Mas é ilusão achar que a Globo é imparcial e isenta de politicagem....

Por isso meu blog faz piada com essas notícias da mídia...

ED CAVALCANTE disse...
26 de junho de 2008 às 00:54

BRUNO E MICHELE, OS TEMPOS SÃO OUTROS, MAS A GLOBO É A MESMA, ALIÁS, ESTÁ MAIS PODEROSA HOJE EM DIA. DEPOIS DE 15 ANOS, É CERTO, MUITA COISA MUDA, LULA AGORA É PRESIDENTE, MAS OS PRINCIPAIS PONTOS DO DOC ESTÃO ATUALÍSSIMOS: DOMINAÇÃO, NOVELA, INFORMAÇÃO DISTORCIDA, CENTRALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. OBRIGADO PELA VISITA!

Anônimo disse...
26 de junho de 2008 às 01:40

Tenho que mostrar este documentário para alguns amigos meus que amam a Globo por mais que eu diga diga para que sejam mais críticos.

Bete Meira disse...
26 de junho de 2008 às 01:51

Farei como Gelsa.Verei o documentário para comentar depois.Obviamente o download não deu certo,diz que não pode abrir pq não sabe em que programa foi criado... adicionei do youtube em 4 partes,espero que esteja tudo lá,volto após ver tudo,pois leva tempo!Pelo trecho que vi aqui já dá pra ter noção do abuso!

Anônimo disse...
26 de junho de 2008 às 12:39

Assisti esse documentário faz muito tempo...e é incrível como ele fala da rede globo,é absurdo o que ela já fez nesse país

Dan Dualiby disse...
26 de junho de 2008 às 16:46

Postei esse documentário logo no início do meu blog. Com certeza todo brasileiro deveria assistir a ele...

http://pontodcom.blogspot.com/

LETÍCIA CASTRO disse...
26 de junho de 2008 às 17:41

Já estou baixando pra assistir. Adoro essas histórias excusas da Globo. hehehe
Beijo!
Letícia.

Lalo Oliveira disse...
27 de junho de 2008 às 00:33

Como diria o poeta: 'Suspeitei desde o princípio'. rsrs
Sempre foram duvidosas as origens da Globo, e o poder de influência, nas mais diversas áreas, claro, é muito visível.
Surpresa nenhuma, mas verei o vídeo.

Poeses:

http://www.poeses.blogspot.com

Abraço!

Tragicomicuzinho disse...
27 de junho de 2008 às 00:40

cara, eu vi e recomendo!!

tinha q ser passado em todas as escolas!!

abraço

sacodefilo disse...
27 de junho de 2008 às 08:16

Conheço esse documentário e acho que isso se parece muito com um filme do Mel Gibson chamado teoria da conspiração. Depoimento de Brizola, Lula e cia na época em que foi dado não tem credibilidade nenhuma. Nos EUA existem documentário sobre a morte de Kennedy com uma conspiração da máfia e da CIA, a morte de John Lennon como uma conspiração do governo, a ida a Lua como uma grande farsa, a história da Guerra do Golfo e da área 51 como parte de um plano alienígena... É muita conspiração para pouco planeta...

Mas, no fim das contas, é divertido ver toda essa paranóia em ação. Sabe... a idéia de sempre ter alguém tentando take over the world... igual ao Pinky and Brain.

Alcione Torres disse...
27 de junho de 2008 às 11:15

Pois é, Ed! O Saapatel está de cara nova!!
Olha só, se você quer mudar o layout do seu blog e não está conseguindo, eu posso te ajudar. Outro dia mudei o layout de um rapaz que me pediu. Ele me passou o login e senha e eu entreguei prontinho!
Se vc confiar e quiser, eu arrumo para vc. É só me dizer como quer, se já tem algum template em vista, etc.
Posso fazer para Bete também se ela quiser!
Bjão!

Anônimo disse...
27 de junho de 2008 às 11:37

Ed,

Conheço este documentário de algum tempo e tdas as vezes que o vejo, ficou estarrecido com o poder absurdo da Rede Globo. Sua posição direitista, em muito, atrasou o país, a fim apenas de atender os anseios de uma parte minoritária da população: os burgueses que a mantém.

Parabéns por colocar o vídeo à disposição e divulgá-lo para que outros saibam do poder manipulador da Família Marinho.

http://semfronteirasnaweb.blogspot.com - Nossa proposta jornalística

Anônimo disse...
27 de junho de 2008 às 16:33

Oi Ed! quanto tempo!
já tinha visto esse documentario
no you tube há uns 2 anos atras.
Gostaria que você opinasse sobre as principais revistas de informação no Brasil. E o que gosta de ler em matéria de revista

Anônimo disse...
27 de junho de 2008 às 16:33

Oi Ed! quanto tempo!
já tinha visto esse documentario
no you tube há uns 2 anos atras.
Gostaria que você opinasse sobre as principais revistas de informação no Brasil. E o que gosta de ler em matéria de revista

Anônimo disse...
27 de junho de 2008 às 16:33

Oi Ed! quanto tempo!
já tinha visto esse documentario
no you tube há uns 2 anos atras.
Gostaria que você opinasse sobre as principais revistas de informação no Brasil. E o que gosta de ler em matéria de revista

ED CAVALCANTE disse...
27 de junho de 2008 às 18:29

MARCELO, ESSE DOCUMENTÁRIO NÃO É UMA OBRA DE FICÇÃO. O ARMANDO NOGUEIRA FOI APOSENTADO PORQUE FOI CONTRA A EDIÇÃO TENDENCIOSA DO DEBATE COLLO-LULA. A FORÇA DE UMA EMISSORA DE TV ELEGENDO UM PRESIDENTE NÃO ME PARECE PARANÓIA. O PODER DA GLOBO É REAL. AGORA, A NARRATIVA DO FILME ESTÁ CARREGADO DE INSATISFAÇÃO, ISSO É CLARÍSSIMO. DEVE SER MUITO DURO PRA BBC (OU PRA QUALQUER OUTRA EMISSORA DO PRIMEIRO MUNDO) O FATO DE UMA EMISSORA SEDIADA ABAIXO DO EQUADOR, SER A QUARTA MAIOR DO PLANETA.

Jana Cambuí disse...
27 de junho de 2008 às 19:58

Já tinha ouvido falar desse documentário, mas muito por cima, não sabia que se tratava disso. Me interesse e muito, vou assistir, com certeza. Valeu pela dica.

Unknown disse...
27 de junho de 2008 às 21:19

Porque os podres da globo não são expostos?
Seria um din din a mais?
Fica a pergunta.
Acesse:
www.radioadcampos.blogspot.com

Unknown disse...
27 de junho de 2008 às 21:33

Pudi assistir esse documentário e achei muito bom. A Rede Globo manipula e ainda vai manipular mentes por um bom tempo...abs
Guilherme
www.blogdacomunicacao.com.br

Anônimo disse...
27 de junho de 2008 às 21:49

Olá,
Já comentei aqui,só vim responder seu comentário no meu blog (topzet.com).Também acho que as salas novas de cinema são super modernas mas perderam o espírito da sétima arte,aliás acho q esse foi perdido quando o cinema começou a ser visto como uma maneira de ganhar muito dinheiro.
Abs!

Sammyra Santana disse...
29 de junho de 2008 às 00:00

Esse documentário é super interessante!
Tomara que muita gente veja também!
eu mesma já vou tratando de divulgar!
Bjo

3 de julho de 2008 às 20:38

Droga. Não consegui carregar o vídeo. Mas verei amanhã.

Isso que acabei de ler não me impressiona nada. Todo mundo sabe que a Globo vive elegendo até presidentes. O sobrenome do "Robert" deveria ser Manipulador.

Beijos.

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');