O DITADOR E A MÍDIA ONIPRESENTE

Para aqueles que só enxergam o lado ruim da internet, as imagens e notícias que chegam do Irã, de forma inconteste, desmistificam esse preconceito. Quando usada para o bem, a rede é uma aliada poderosa.
As fraudes que confirmaram (pelo menos por enquanto) a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad geraram uma onda de protestos que o governo dos aiatolás tentou esconder. Impossível, vivemos num imenso big brother. Todo mundo anda com uma câmera fotográfica no bolso e os arquivos de imagem e vídeo são enviados instantaneamente. Vários blogs publicados por iranianos, pessoas comuns, como nós, revelam as atrocidades da policia de Ahmadinejad.
Outro dia um amigo me falou uma coisa interessante: “O Google é o oráculo da pós-modernidade”. Chamar de oráculo essa ferramenta de busca não é exagero. Várias vezes, perdido no universo da informática, fiz perguntas ao Google e sempre tive uma resposta satisfatória. Essa é uma relação quase que religiosa. Consultar um ser supremo que tudo sabe.
Como falei em religião, vale lembrar que é preciso saber separar o joio do trigo. Esse é o grande problema da maioria dos usuários da rede. Falta conhecimento para lidar com tanta informação. Vi outro dia na tevê que os tótens digitais estão ganhando espaço. Tótem digital? As pessoas estão assumindo de vez a relação religiosa com os terminais de computador. É assustador, mas devo confessar que ver um governo autoritário e opressor sendo denunciado por blogs, twitters, orkuts e tantos outros canais da rede, deixa-me extremamente feliz. Quem pode vencer a mídia onipresente?
Clique aqui e acesse um dos principais blogs iranianos, View From Utside Iran
Clique aqui e acesse a versão traduzida (tradução automática)
Nota: Através desse blog, você tem acesso a várias outras páginas que informam diariamente sobre a situação atual do Irã.

Comments

7 Responses to “O DITADOR E A MÍDIA ONIPRESENTE”

Anônimo disse...
24 de junho de 2009 às 20:23

A internet deve ser uma midia livre para mostrar os acontecimentos e levara sociedade o que está errado.

Chega de opressão

BLOGdoRUBINHO
http://www.blogdorubinho.cjb.net
https://twitter.com/blogdorubinho

Erica disse...
24 de junho de 2009 às 20:31

Huuuum
gostei! Principalmente ao falar de religião ^^

nani disse...
24 de junho de 2009 às 21:08

A internet é importante para passar informações.
O nosso Brasil tbm vive em meio a corrupção e crimes no SENADO, se não se fosse a internet seria dificil mostrar isso as pessoas que seriam enganadas ainda mais.

Unknown disse...
24 de junho de 2009 às 21:51

graças a internet estamos vendo oke acontece do lado do mundo...ond eapenas uma pessoa que comandar acho isso ridiculo...

Rodox disse...
24 de junho de 2009 às 22:09

O que acho de tudo isso é q temos q dar valor a democracia muita gente acha isso ou aquilo do Brasil mas nós temos uma liberdade da porra. Eu não vejo o que acontece no irã ultimamente mas vejo manchetes nos principais jornais e vejo que em alguns lugares a ditaruda e a falta de liberdade permanece em um mundo onde alguem ainda quer ser brincar de hitler

CAMILA de Araujo disse...
26 de junho de 2009 às 00:57

Com a internet, a informação chega em pouquissimo tempo para milhões de pessoas, é uma ferramenta muito importante.

www.indio-indie.blogspot.com

Joy Barreto disse...
26 de junho de 2009 às 13:48

Boa tardeee...
mto bom o post...

passando pra conferir as novidades

bjinhus

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');