SER PROFESSOR EM PERNAMBUCO É ESTAR NO FIM DA FILA

Sou professor da Rede Estadual de Pernambuco desde 1998. Em pouco mais de dez anos, tenho visto com bastante tristeza a decadência dessa (outrora) nobre profissão aqui em Pernambuco. A questão salarial, numa analogia bem simples, lembra um nadador que se esforça em dar braçadas enquanto alguém lhe segura as pernas. Dessa forma, o quadro de docentes do estado de Pernambuco vem amargando a última colocação no ranking de salários no Brasil, que já não é grande coisa.

O que mais irrita os profissionais de educação em Pernambuco, é a hipocrisia com que o Governo do Estado trata essa questão. Propagandas veiculam a imagem de uma escola que não existe. Reformas de prédios, kits para os alunos e achatamento salarial para os professores. O principal articulador do processo de educação, o professor, é tratado como um detalhe sem importância nessa grande ilha da fantasia. A escola das propagandas não trata das agruras dos docentes.

A maioria dos professores da Rede Estadual de Pernambuco tem o seguinte perfil:

*Sobrevive com o salário comprometido por vários empréstimos consignados.

*Acumula vários vínculos empregatícios para tentar viver com um pouco mais de dignidade.

*Tem a saúde comprometida por acumular vários vínculos empregatícios. Vive estressado, sem voz e sem tempo para a família.

*Não consegue ministrar uma aula de qualidade porque lhe falta tempo para prepará-las.

*Trabalha sob pressão porque o acúmulo de atividades toma muito tempo impedindo que as suas atividades sejam cumpridas nas datas estabelecidas pela escola. Para agravar mais essa situação a Secretaria de Educação elaborou um diário de classe com muitos detalhes, só adequado à realidade do professor que trabalha em jornada única.

*Tem baixa autoestima porque não é respeitado na sala e é tratado pela imprensa como um derrotado.

Sou professor, trabalho num país que paga salários baixos. Esse país que paga salários baixos é dividido em estados. Eu trabalho no estado que paga o salário mais baixo. Eu estou no fim da fila.

Professor Edvaldo Cavalcante de Oliveira

Comments

2 Responses to “SER PROFESSOR EM PERNAMBUCO É ESTAR NO FIM DA FILA”

Anônimo disse...
2 de abril de 2010 às 12:18

Sinto o mesmo meu velho.
E após as conversas do "sindicato" com o governo e aquela oferta ridícula de aumento que se diminui o salário, tenho que ouvir o governador ainda dizer que está de coração partido.
Estou de coração, cabeça e bolso também partidos.
É, estamos não só no fim da fila mas também no fundo do poço.
Edgar José

Professorhb disse...
3 de abril de 2010 às 18:48

Pior de tudo é ver que o futuro reflete o presente, sem grandes perspectivas , sem grandes novidades e a mesma falácia de sempre. É uma lástima.
Seu ponto de vista não difere muito do meu http://professorhb.wordpress.com/2010/03/28/politica-falacia-e-porrete-no-meu-pais-educacao-se-faz-assim/

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');