FRINGE 4x04 – SUBJECT 9

Spoilers Abaixo

Os três primeiros episódios serviram para criar o ambiente necessário para reintrodução de Peter na trama. Tivemos que ler nas entrelinhas o que realmente os roteiristas estavam aprontando. “Subject 9” rebuscou o passado tortuoso envolvendo Olivia e as experiências do Walter com cortexiphan. Na cena inicial do episódio, como de praxe, um acontecimento bizarro. Enquanto Olivia dormia, uma concentração de energia tentava tomar forma em seu quarto atraindo corpos metálicos. Ela acordou e dissipou o fenômeno.

A interpretação inicial do Walter remeteu as experiências com cortexiphan. Um dos garotos usados como cobaia, o “número 9”, segundo o cientista, estaria usando suas habilidades numa espécie de projeção astral para afetar Olivia. Convencidos disso, seguiram para Nova York para interrogar Cameron James, suposto elo de ligação com o “número 9”.

A viagem de Olivia e Walter para Nova York revelou um detalhe que para muita gente – inclusive eu – passou desapercebido. Walter estava vivendo recluso em Havard havia três anos. Por isso, nos três primeiros episódios, ele resolvia os casos através de videoconferências. O velho cientista estava acometido de uma misofobia, aquela fobia sentida pelo detetive Monk que tem medo de sujeira, germes. Walter chegou a surtar no quarto do hotel vendo sujeira em todo canto. Foi contido por Olivia que conseguiu controlá-lo. Outro problema enfrentado por Walter era o medo de voltar para hospício. Olivia recebeu uma comunicação por escrito de um psiquiatra que pedia a opinião dela sobre um possível internamento do Walter. Ele chegou a ler o documento, ficou temeroso, mas Olivia vetou a internação.

O grande momento do episódio aconteceu numa subestação de energia. Depois de identificar o homem que que usava o o nome do pai – Cameron James – e tinha poderes sensitivos resultantes de experiências com cortexiphan, Walter o levou para a subestação por ser um local de grande concentração de energia para polarizar as forças e destruir a origem da energia supostamente maligna. Quando a grande energia começou a se manifestar, o sensitivo entrou em ação. Mas um rosto se formou nas ondas energéticas (foto acima). Era a silhueta do Peter que Olivia lembrava dos sonhos. Imediatamente ela sacou a arma atirou para cima e interrompeu o processo de destruição.

Peter Beshop acabou surgindo próximo da subestação, no Lago Reiden, de onde foi resgatado para um hospital. A grande surpresa é que ele não perdeu a consciência de sua existência. Sua memória não foi apagada na passagem o que intrigou Olivia e Broyles. Na cena em que Peter surge no meio do lago, deu para ver o Observador contemplando tudo. Foi um ótimo episódio que deixou todo mundo com aquela sensação de quero mais.

Ficha Técnica
Direção: Joe Chappelle
Exibição (EUA): 14 de outubro de 2011

PS: A série faz uma pausa de 15 dias e volta no dia 23 de outubro com o episódio “Novation” cujo promo disponibilizo abaixo:

Comments

No responses to “FRINGE 4x04 – SUBJECT 9”

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');