Hoje faz 64 anos que o Enola Gay cuspiu no céu de Hiroshima uma célula de morte.O que mais temos a dizer a respeito desse ato extremo de irracionalidade? Lamentar a triste condição humana? Clamar por paz num tempo em que nem mais a voz, a simples voz, nos é permitido emitir. Falar de Hiroshima e Nagasaki é chegar à triste conclusão de que o irracional sempre vence. E vence mesmo, olhe do seu lado: o lixo no chão, os meninos no sinal, os profetas nas esquinas. Abra o seu jornal, leia as notícias que vêm do Senado, leia qualquer notícia que vem de Brasília.
Os irracionais sempre vencem e nós ficamos olhando como se esperássemos, inertes, a célula enviada pelo Enola Gay. Se você crê, reze (ou ore) pelos 200 milhões de mortos que pereceram em Hiroshima e Nagasaki. Enfrente os irracionais! Não os deixe tomar seu lugar no ônibus, amanhã tomarão seu emprego, depois sua vida. Pensando bem, é fácil vencer os irracionais porque você raciocina.
Se você está surpreso em ver o Lula defendendo Sarney (em nome da governabilidade, como ele diz), veja na foto ao lado o nosso dileto presidente, junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na década de 70, panfletando! As voltas que o mundo (da política) dá!
Uma coisa que me dá muito orgulho é o fato de ser conterrâneo do mestre Luiz Gonzaga. A importância desse artista genial transcende as fronteiras da música. Com sua sanfona tocando apenas em dois baixos, como acentuava o seu pai, ele pôs a cultura popular do nordeste num patamar nunca imaginado. Mas Luiz Gonzaga não era apenas um cantor popular. Engana-se quem coloca a obra do seu Lula como uma simples manifestação popular. Usando a linguagem simples do sertanejo, a música gonzaguiana é muitíssimo erudita.
Luiz Gonzaga tinha a alma sertaneja, nasceu na serra do Araripe, cidade de Exu. Ainda no início da carreira (em 1947) compôs, em parceria com o cearense Humberto Teixeira, uma música que se tornaria uma espécie de hino do Nordeste: a clássica “Asa Branca”. Luiz Gonzaga usava a linguagem do sertanejo nordestino mas a sua música era muito politizada. Criticou o assistencialismo e a indústria da seca, descrevia as agruras do povo nordestino mas colocando seus conterrâneos como guerreiros e não como flagelados.
Em 1989 eu enfrentei uma fila quilométrica e fui ao velório do Luiz Gonzaga, realizado na câmara de deputados aqui de Pernambuco. Foi um dia tristíssimo. Entretanto, no dia seguinte, o nordeste inteiro cantava e rendia homenagens ao representante maior da sua cultura. A tristeza da perda deu lugar à alegria da certeza da eternidade do ídolo.
Clique aqui e acesse a agenda das homenagens a Luiz Gonzaga
Vídeo raro, em preto e branco, que conta com a participação de Gonzaguinha. Nesse vídeo Luiz Gonzaga explica como nasceu a base do "Forró Pé de Serra", sanfona-zabumba-triângulo.
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