sábado, 29 de março de 2008

OS MISTÉRIOS DOS TEMPLÁRIOS

Certa vez, indagou-me um amigo: “não entendo como um cético igual a você, pode gostar dos Templários. Isso não é incoerência?” Lembro-me que na ocasião fiquei sem saber o que dizer. A resposta para essa pergunta, percebo agora, está na fantástica história dessa ordem monástica. Criada em 1118 na cidade de Jerusalém por cavaleiros de origem francesa, a Ordem dos Templários se transformou numa poderosa instituição política, econômica e militar.

Os nove cavaleiros que fundaram a ordem viviam nos estábulos do Templo de Salomão e fizeram voto de pobreza. No início eram chamados de “Os Pobres Cavaleiros de Cristo e de Salomão”. Segundo uma lenda, esses cavaleiros teriam erguido a sua primeira sede onde os servos de Salomão teriam escondido os seus tesouros. Durante algumas escavações eles o teriam encontrado. Em defesa da cristandade, os templários fizeram fama e acumularam riquezas. É atribuída a eles, inclusive, a criação do sistema financeiro, os famosos bancos templários. Essa riqueza, entretanto, atraiu a cobiça de muitos.

Os algozes dos Templários foram o Papa Clemente V e o rei Felipe IV da França (O Belo). Visando a expropriação dos incalculáveis bens dos cavaleiros, o religioso e o monarca espalharam documentos pela Europa acusando-os de inúmeros crimes: adoração ao demônio, sodomia, desrespeito a cruz de cristo e outros tantos. Muitos Templários foram capturados, “julgados” pela Inquisição e queimados vivos. O desfecho dessa história se deu com o nascimento de mais um grande mistério: O Papa Clemente V e o rei Felipe IV não conseguiram confiscar os preciosos bens dos Templários que sumiram misteriosamente. Muito tem se falado ao longo dos séculos sobre a saga dos “Soldados de Deus”. O mistério renasce ano após ano. Segue abaixo o trailer de uma superprodução baseada no fictício cavaleiro sueco Arn Magnusson, que será lançada em breve:

19 comentários:

Anônimo disse...

Ainda estou começando a compreender a história dos cavaleiros, me parece ser muito interessante. Tenho um documentário em dvd.

MãE dE QuEm?? disse...

Assistirei!!!

Marcus Vinicius disse...

olha numk ouvi nenhuma musica de Tim maia,mais vlw pela comparação pq ele foi um grande cantor!
um abraçooo

Marcus Vinicius disse...

esse filme tem tudo pra ser um sucesso! gostei do treiler!
um abraçoo

MaxReinert disse...

Praticamente uma aula... eu realmente sabia muito pouco sobre os templários!

Loziane Xavier disse...

Nossa bem interessante =)

Anônimo disse...

Também considero mto interessante

Rodrigo disse...

Juro que nao sabia nada sobre templarios, bem interessante

blog disse...

Poucos personagens são tão sedutores quanto aqueles que pertenceram à odem templária.
Principalmente por terem sido guardiães de uma ideologia altamente secreta e ao mesmo tempo religiosa.
Li sobre isso há alguns anos.
E, claro, há muito a saber.

Valeu.

Henrique Felippe disse...

Eu tenho um livro antigo que fala da histórias desses cavaleiros e que comprei numa bienal do livro... falando nisso, ele esta com minha prima... preciso lembrá-la de devolver... rs

Henrique
Vai Vendo...

Alcione Torres disse...

Sou fascinada pelas histórias dos templários e tudo o que cerca seus mistérios.
Parabéns pelo blog!
Visite o meu tbm!
Abs.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá,não tava criticando natal,eu tava só falando da expressões que o povo natalense diz


bjs

Katarina disse...

Até hj ainda existe muita lenda acerca dos templários e temas polêmicos são sempre interessantes. Principalmente depois do "boom" do Código da Vinci começaram a surgir vários livros e documentários... Em vista disso, deixo consignado meu pedido: escreve mais sobre eles, ED! Rs...
Abraço.

Unknown disse...

cool.

www.locupletado.wordpress.com

Johnny M. disse...

A história dos templários é fascinante. Certamente tem muito de lenda, de folclore, de ficção em cima deles, mas a realidade oculta deve ser tão incrivel quanto o que foi inventado.
Valeu pela visita ao Cão Chupando Manga.
Volte sempre.

(Didixy) Conquistadores disse...

Opa..

parece que voce não é o unci que é viciado nisso, eu e meu irmão também somos, assim como um primo e mais otro e mais otro. dshauds

bom, quase a familia toda..

Admiro filmes do estilo Epico, e vo ficar de olho nesse ai de otimo trailer, vamus aguardar não.

Valeu...

http://conquistadoresdm.blogspot.com/

Dedinhos Nervosos disse...

Sempre gostei da história dos Templarios, que atrai pelo mistério, poder, cobiça e religião. Quero ver este filme com toda certeza.

Unknown disse...

Falô Ed, mas não podemos esquecer a história militar dos Templários, que foi de fato uma ordem militar da igreja católica na Idade Média. Um bom livro sobre o assunto é OS TEMPLÁRIOS de Piers Paul Read da editora Imago.

Anônimo disse...

Eu adoro os cavaleiros templarios, já assisti o filme Arn,é incrivél eles sempre tem essa coisa fagilmente forte. A saga dos cavaleiros templarios é emocionante por sua riqueza de força e agilidade mental.Não existe melhor categoria pra si ir a fundo que a dos cavaleiros templarios

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');