OS MISTÉRIOS DOS TEMPLÁRIOS

Certa vez, indagou-me um amigo: “não entendo como um cético igual a você, pode gostar dos Templários. Isso não é incoerência?” Lembro-me que na ocasião fiquei sem saber o que dizer. A resposta para essa pergunta, percebo agora, está na fantástica história dessa ordem monástica. Criada em 1118 na cidade de Jerusalém por cavaleiros de origem francesa, a Ordem dos Templários se transformou numa poderosa instituição política, econômica e militar.

Os nove cavaleiros que fundaram a ordem viviam nos estábulos do Templo de Salomão e fizeram voto de pobreza. No início eram chamados de “Os Pobres Cavaleiros de Cristo e de Salomão”. Segundo uma lenda, esses cavaleiros teriam erguido a sua primeira sede onde os servos de Salomão teriam escondido os seus tesouros. Durante algumas escavações eles o teriam encontrado. Em defesa da cristandade, os templários fizeram fama e acumularam riquezas. É atribuída a eles, inclusive, a criação do sistema financeiro, os famosos bancos templários. Essa riqueza, entretanto, atraiu a cobiça de muitos.

Os algozes dos Templários foram o Papa Clemente V e o rei Felipe IV da França (O Belo). Visando a expropriação dos incalculáveis bens dos cavaleiros, o religioso e o monarca espalharam documentos pela Europa acusando-os de inúmeros crimes: adoração ao demônio, sodomia, desrespeito a cruz de cristo e outros tantos. Muitos Templários foram capturados, “julgados” pela Inquisição e queimados vivos. O desfecho dessa história se deu com o nascimento de mais um grande mistério: O Papa Clemente V e o rei Felipe IV não conseguiram confiscar os preciosos bens dos Templários que sumiram misteriosamente. Muito tem se falado ao longo dos séculos sobre a saga dos “Soldados de Deus”. O mistério renasce ano após ano. Segue abaixo o trailer de uma superprodução baseada no fictício cavaleiro sueco Arn Magnusson, que será lançada em breve:

Comments

19 Responses to “OS MISTÉRIOS DOS TEMPLÁRIOS”

Eduardo disse...
29 de março de 2008 18:30

Ainda estou começando a compreender a história dos cavaleiros, me parece ser muito interessante. Tenho um documentário em dvd.

Marcus Vinicius disse...
29 de março de 2008 18:41

olha numk ouvi nenhuma musica de Tim maia,mais vlw pela comparação pq ele foi um grande cantor!
um abraçooo

Marcus Vinicius disse...
29 de março de 2008 18:45

esse filme tem tudo pra ser um sucesso! gostei do treiler!
um abraçoo

MaxReinert disse...
29 de março de 2008 18:45

Praticamente uma aula... eu realmente sabia muito pouco sobre os templários!

loziane disse...
29 de março de 2008 18:56

Nossa bem interessante =)

Net Esportes disse...
29 de março de 2008 19:18

Também considero mto interessante

Rodrigo disse...
29 de março de 2008 23:28

Juro que nao sabia nada sobre templarios, bem interessante

blog disse...
30 de março de 2008 11:36

Poucos personagens são tão sedutores quanto aqueles que pertenceram à odem templária.
Principalmente por terem sido guardiães de uma ideologia altamente secreta e ao mesmo tempo religiosa.
Li sobre isso há alguns anos.
E, claro, há muito a saber.

Valeu.

Henrique Felippe disse...
30 de março de 2008 12:45

Eu tenho um livro antigo que fala da histórias desses cavaleiros e que comprei numa bienal do livro... falando nisso, ele esta com minha prima... preciso lembrá-la de devolver... rs

Henrique
Vai Vendo...

Alcione Torres disse...
30 de março de 2008 13:49

Sou fascinada pelas histórias dos templários e tudo o que cerca seus mistérios.
Parabéns pelo blog!
Visite o meu tbm!
Abs.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

squirrel disse...
30 de março de 2008 14:21

Olá,não tava criticando natal,eu tava só falando da expressões que o povo natalense diz


bjs

Katarina disse...
31 de março de 2008 00:03

Até hj ainda existe muita lenda acerca dos templários e temas polêmicos são sempre interessantes. Principalmente depois do "boom" do Código da Vinci começaram a surgir vários livros e documentários... Em vista disso, deixo consignado meu pedido: escreve mais sobre eles, ED! Rs...
Abraço.

dbaskt disse...
31 de março de 2008 00:05

cool.

www.locupletado.wordpress.com

Johnny M. disse...
31 de março de 2008 10:10

A história dos templários é fascinante. Certamente tem muito de lenda, de folclore, de ficção em cima deles, mas a realidade oculta deve ser tão incrivel quanto o que foi inventado.
Valeu pela visita ao Cão Chupando Manga.
Volte sempre.

31 de março de 2008 18:09

Opa..

parece que voce não é o unci que é viciado nisso, eu e meu irmão também somos, assim como um primo e mais otro e mais otro. dshauds

bom, quase a familia toda..

Admiro filmes do estilo Epico, e vo ficar de olho nesse ai de otimo trailer, vamus aguardar não.

Valeu...

http://conquistadoresdm.blogspot.com/

4 de abril de 2008 15:58

Sempre gostei da história dos Templarios, que atrai pelo mistério, poder, cobiça e religião. Quero ver este filme com toda certeza.

15 de abril de 2008 20:33

Falô Ed, mas não podemos esquecer a história militar dos Templários, que foi de fato uma ordem militar da igreja católica na Idade Média. Um bom livro sobre o assunto é OS TEMPLÁRIOS de Piers Paul Read da editora Imago.

Anônimo disse...
31 de agosto de 2009 15:28

Eu adoro os cavaleiros templarios, já assisti o filme Arn,é incrivél eles sempre tem essa coisa fagilmente forte. A saga dos cavaleiros templarios é emocionante por sua riqueza de força e agilidade mental.Não existe melhor categoria pra si ir a fundo que a dos cavaleiros templarios