SUBPRIME ? O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

Você vivia feliz, estava juntando uma grana para comprar um carro. De repente, crise nos Estados Unidos: as bolsas do mundo todo despencaram. Você começa a se perguntar: o que eu tenho a ver com isso? É o que todos os brasileiros estão se perguntando. A palavra chave para entender como essa crise começou é “SUBPRIME”. Com a chegada do século XXI, o grande filão da economia dos Estados Unidos era o mercado imobiliário. Sentindo o aquecimento desse segmento, o FED (Banco Central dos Estados Unidos) reduziu as taxas de juros e facilitou os empréstimos. Ocorreu então uma explosão na compra e venda de imóveis. Com taxas de juros baixas, surge a figura do “subprime”. Pessoa que não tem como comprovar renda e possui restrições de crédito. A garantia única nos impréstimos a esse grupo é o imóvel. Essas pessoas passaram a ter acesso ao crédito fácil. Os empréstimos foram incentivados e cresceram como uma bola de neve. Num dado momento, os “subprimes” deixaram de pagar suas dívidas. Foi o começo da crise. Várias instituições financeiras americanas arcaram com o ônus dessa dívida e muitas faliram. O crédito voltou a ser restrito aos “primes”, os clientes que honram suas dívidas, mas o sistema financeiro não se estabilizou. Vários bancos importantes, que serviam como reguladores da economia dos Estados Unidos, pediram concordata. As bolsas de valores despencaram e o mundo entrou em polvorosa.

POR QUE O GOVERNO SOCORRE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PRIVADAS?

Muito simples: quando instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, hipotecárias) importantes quebram, mesmo sendo privadas, empurram para baixo a economia do país. E quando esse país é a maior potência do planeta, as conseqüências são dramáticas. O mundo inteiro é afetado. Tentando resolver esse problema, o governo injeta dinheiro no mercado para socorrer as instituições financeiras. Não é uma medida simples de ser tomada. Tudo que envolve o dinheiro público tem que passar pela aprovação dos poderes constituídos. Cada país enfrenta a crise do seu jeito. O presidente Lula anunciou que o governo brasileiro poderia comprar ações de bancos em dificuldade. Não se sabe ao certo o tamanho da crise, a única certeza é que ela afeta a todos nós.

Comments

4 Responses to “SUBPRIME ? O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?”

blog disse...
13 de novembro de 2008 15:35

Mas o governo brasileiro está socorrendo bancos, sim, a partir do momento em que injeta grana para que as geandes (e predadoras) instituições inanceiras mantenham o crédito para nós, os paupérrimos do 3º Mundo.

Vc viu os lucros do Itaú? Do Bradesco? E essa fusão entre Unibanco e a família Setúbal? Os caras nadam em dinheiro e não querem, de forma alguma, oferecer crédito a juros mais baixos.
Malditos!

Giovanna. disse...
14 de novembro de 2008 20:53

é e isso acaba afetando a todos, muitas pessoas estão sendo demitidas das empresas de maiores portes, !







http://sorrisosdeplasticos.blogspot.com/

Bete Meira disse...
15 de novembro de 2008 21:21

Uma pena mesmo,a pessoa trabalha tanto,sonha feliz em comprar um carro pra deixar de ser caroneira,passear com a família,viajar nas férias,ter um pouco de conforto,aposentar os "busões" lotados e mais uma crise estrangeira respinga em nosso país já tão massacrado!Sem falar nos milhares de desempregados,famintos,sem-teto,sem escola... a esses ninguém socorre!

Felipe Lucchesi disse...
16 de novembro de 2008 16:45

Eita ! Cada texto polêmico ! Assim que gosto mesmo !!!!Sobre a crise...É aguardar pra ver !!!!