DIALOGANDO COM A CANÇÃO

Epitáfio (Sérgio Brito)

Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

*Devia mesmo. Amei pouco, quase nada. Já o choro, sempre correu solto comigo, mas sempre chorei escondido. Vi o sol nascer inúmeras vezes. Cada vez foi diferente da outra. A aurora é um fenômeno que se renova todo dia.

Devia ter arriscado mais

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer...

*Arrisquei pouco, essa é uma das minhas frustrações. Deixei o tempo passar achando que em algum momento as coisas aconteceriam como na tv. Errei pouco porque arrisquei pouco. Pequei por omissão, devia mesmo ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são

Cada um sabe alegria

E a dor que traz no coração...

*Aí eu acertei a vida inteira. Nunca alimentei a ilusão de querer mudar alguém. Alegria e dor são sentimentos particulares. Alguns sorriem de situações que nos outros causam lágrimas. As pessoas, felizmente, são diferentes.

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar...

*Ficar ao sabor do acaso combina com a minha aura de incrédulo. Não é fácil, mas é um caminho. Acredito que as coisas acontecem independentemente da fé ou da ausência dela.

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

*Quem me conhece agora, acha que trabalhei muito. Que nada. Até os vinte e oito anos eu vivi de luz. Alimentava-me dos acordes do meu violão, que encobriam os gritos do meu pai e curavam minha tristeza.

Devia ter me importado menos

Com problemas pequenos

Ter morrido de amor...

*Nunca me importei com as chatices do dia-a-dia. Tem gente que se irrita e perde o dia apenas porque o arroz grudou na sandália ou porque o creme dental estava sem tampa. Nunca fui assim! Morrer de amor? Isso não é pra mim (nem pra ninguém).

Queria ter aceitado

A vida como ela é

A cada um cabe alegrias

E a tristeza que vier...

*Aceitar a vida como é, soa como comodismo pra mim. Esse erro eu cometi. Briguei pouco (quase nada) pelos meus sonhos. Isso faz você envelhecer duas vezes mais que os outros.

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar..

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr...

Comments

One response to “DIALOGANDO COM A CANÇÃO”

Bete Meira disse...
25 de janeiro de 2010 17:21

Bela ideia,permita-me dialogar também!
Devia ter amado menos,pq amei muito e sofri muito,mas insisti em continuar amando,kkkkk.
Chorei muuuuuuuuuito e continuo chorando até vendo filme,kkkkk.
Vi o Sol nascer na praia,várias vezes,é um espetáculo grandioso,inesquecível,indescritível.
Arrisquei pouco,mas errei muito,ainda arrisco,ainda erro,muitas vezes faço o que não quero,deveria ter feito mais o que queria,to querendo recuperar o prejuízo,coragem e teimosia são as palavras de ordem!
Aceitar as pessoas como são,não significa concordar com tudo,dizer amém pra tudo,mas acolher a pessoa,amá-la e respeitá-la,esse é meu entendimento.Com certeza só a pessoa sabe o que lhe vai no core.
O acaso não pode proteger ninguém que tem fé em Deus.Acaso é acaso.
Complicar menos não é comigo,kkkkkkkkk.Trabalhar menos é meu sonho de consumo,kkkkk.O Sol se pôr vejo todo dia,é lindo.
Problemas pequenos devem ser logo resolvidos pra que não se tornem grandes.Morrer de amor é balela,ninguém morre de amor,amor é pra ser vivido.No máximo a gente sofre por amor,mas na vida tudo passa,sofre,chora,lamenta,mas com o tempo esquece.
Aceitar a vida como é, pode ser comodismo por um lado,mas realismo por outro.Aceitar o que não pode ser mudado e lutar pra mudar e melhorar o que é possível.Vivi no comodismo até os 40,acho.O "enta" foi um divisor de águas,percebi que o tempo voa e decidi lutar pra ser mais feliz,pra realizar meus sonhos,descobri que a idade não impede nada,que se eu for feliz,farei as pessoas felizes também,entendi que desistir de um sonho é desistir de mim!Não sei se há tristezas e alegrias em pacotes já prontos para cada um,mas sei que boa parte depende de nossa vontade e coragem de ir à luta brigar pra pegar mais pacotes de alegria.