MINHA BIBLIOTECA – VOL. 01 – VIRANDO A PRÓPRIA MESA

Pode um livro que é obrigatório em muitos cursos de economia não ser chato? Pois bem, “Virando a Própria Mesa”, um livro auto-biografico escrito em 1988 pelo jovem (na época) empresário Ricardo Semler, escapou das chatices que envolvem o universo econômico. A obra me foi apresentada, na época do seu lançamento, pelo dileto amigo (e dublê de poeta) Beto Borges.

Usando linguagem simples e humor ácido Ricardo descreve sua trajetória à frente da Semco, empresa que herdou do pai quando contava apenas 28 anos. O conjunto de inovações que ele experimentou quando assumiu a massa quase falida deixada pelo pai, é o ponto alto do texto. Mais de duas décadas depois da publicação, o livro é absolutamente atual. Essa é uma prova inconteste do pioneirismo do jovem empresário.

O livro não trata apenas de questões empresariais. Ricardo fala de sua vida, dos paradigmas quase dogmáticos que teve que suplantar para impor sua forma de gerir. O interessante é que, mesmo tendo uma formação acadêmica sólida, com pós-graduação em Havard, Ricardo se sobressaiu inovando em setores que as empresas da época davam pouca importância: humanização das relações interpessoais, redução da jornada de trabalho, só para citar os mais polêmicos.

Uma das mensagens mais presentes no texto do Semler é a desobediência a várias “verdades” pré-estabelecidas. Sua narrativa sugere, nas entrelinhas, sentimentos quase que anárquicos no melhor sentido dessa ideologia. Quando assumiu a empresa do seu pai, ele ignorou o organograma existente . A empresa teve que se adequar às suas mudanças, quando o normal, quase sempre, é o inverso. O êxito de Semler, segundo acentua no livro, baseou-se no tripé: Capacidade para identificar a necessidade de mudanças (Complemento com um pensamento do filósofo Pascal: 'Não me envergonho de mudar de ideia porque não me envergonho de pensar'), conquistar o respeito e a participação dos funcionários e ser flexível.

O sucesso de Ricardo Semler conferiu-lhe um prestigio internacional. Por duas vezes foi aclamado pelo “Wall Strett Journal” como líder de negócios do ano (1990 e 1992). Em 2002 o best seller "Virando a Própria Mesa" foi relançado pela editora Rocco. Clique aqui e confira a capa.

Comments

No responses to “MINHA BIBLIOTECA – VOL. 01 – VIRANDO A PRÓPRIA MESA”