Por: Carlos Dornelas - A música realmente tem o poder de conquistar, emocionar, unir... enfim, são várias as definições, os adjetivos, qualidades que a boa música pode proporcionar, e ela é uma das minhas paixões, como também a do nosso amigo Ed. Resolvi fazer uma seleção de alguns discos ao vivo, não separei por gênero ou ordem cronólogica, apenas tive a preocupação de comentar alguns discos que tenho, e, claro, conheço. E olhe que houve uma época que ficava meio receoso de ouvir e comprar discos ao vivo, mas tive que me render a esses e outros também. Naturalmente, pra quem não conhece podem ser boas sugestões, assim espero. João Bosco (100ª apresentação) Bosco apenas com seu violão e sua técnica apurada, muito bom; Led Zeppelin (the song remains the same). O único disco ao vivo - oficial - do Led que pra mim é a maior banda de rock de todos os tempos, não sei que Ed vai achar disso (risos...); Deep Purple (live in Japan).
O Purple estava na melhor fase, é puro rock´roll, essencial; Yes (Yessongs). Rock progressivo em sua essência, grandes músicos, arranjos impecáveis e performaces instrumentais de cair o queixo; Al Di Meola, John Mclaughlin e Paco de Lucia (friday night in San Francisco). Três violonistas da pesada, técnica e improvisos aguçados, fascinante; Stanley Clarke (live 1976-1977). O contrabaixo de Clarke sai da "cozinha" pra ser o protagonista de shows pelos Estados Unidos; Iron Maiden (live afther death). A turnê do disco powerslave do Maiden rendeu uma turnê mundial que por sua vez nos brindou com um dos melhores discos do heavy netal, pauleira pura; Gerry Mulligan e Chet Baker (live Cornegie hall concert).
Discos de jazz ao vivo, sobretudo na era digital, são menos dificeis agora de conseguir e esta apresentação de dois grandes como Baker e Mulligan surgiu na hora certa, clássico; Billy Cobhan (Shabazz). Outro que trouxe um instrumento, a bateria, que não é de solo pra frente dos palcos com maestria e perfeição, são gravações ao vivo de Cobhan acompanhado por um time de feras; Cantoria (Vol. 1 e 2). Geraldo Azevedo, Elomar, Xangai e Vital Farias brindaram o público com o que há de melhor do chamado "cancioneiro popular" sem falar que são grandes vilonistas, sobretudo Xangai e Geraldo Azevedo; Hermeto Pascoal (ao vivo Montreux jazz festival, 1979).
Todas as "bruxarias" musicais de Hermeto no famoso festival europeu, como disseram Guinga e Aldir Blanc Hermeto é mito; A Cor do Som (ao vivo Montreux jazz festival, 1978). Música instrumental de primeira tocada pela rapaziada da Cor do Som, nunca cansei de ouvir esse disco, sobretudo por ser instrumental; Pink Floyd (Pulse). Quando o assunto é rock progressivo ainda é o Floyd que encabeça a lista e o Pulse, praticamente, fechou o ciclo dessa grande banda, que faz falta sem dúvida; Albert Collins and the Icebreakers (live in Japan). Blues puro e límpido e Colins inspirado nesse show do Japão nos anos 1980, quem não ouviu ainda prepare-se para músicas como Listen Here! Corram para as lojas!
Comments
24 Responses to “"AOS VIVOS"”
DESSA LISTA EXPOSTA AQUI PELO ANORMAL CARLOS, EU JÁ OUVI O DO LED ZEPPELIN, AO CONTRÁRIO DO QUE PENSA O DILETO AMIGO EU TIRO O CHAPÉU PARA ESSA OBRA. CONHEÇO O DO IRON, MAIS PREFIRO ELES NO ESTÚDIO, A QUALIDADE DESSE DISCO É RUIM, O QUE EU MAIS ADIMIRO NESSA BANDA É A TÉCNICA,A AUDIÇÃO DESSE DETALHE É PREJUDICADA. O CANTORIA É UM CLÁSSICO ABSOLUTO, ADORO! A COR DO SOM, COMO TODOS SABEM (KKK) É UMA DAS MINHAS BANDAS PREFERIDAS, ESSE DISCO É FENOMENAL! O P.U.L.S.E ALÉM DE SER UM BOM DISCO, TEM UM DVD QUE É UMA SUPER PRODUÇÃO, VALE A PENA CONFERIR! NESSAA EU ACRESCENTARIA: LIVE UNDER BLOOD RED SKY(U2)E IN CITÉ (LENINE).
ED,NOS MULHERES NAO SOMOS COMPLICADAS...ALIAS TODAS NOS TERMOS MANUAL DE INSTRUÇOES ESCRITO UM POUCO EM GREGO UM POUCO DE LATIM ,TUPI TBM TA PRESENTE,E MAIS 250 DIALETOS BASICOS.HAHAHAHA VCS SAO E QUE NAO TEM CULTURA...
BRINCADEIRINHA..
ADOREI SEUS TEXTOS.
BJAO
Alô Ed e rapaziada, só pra constar no Deep Purple onde se lê "Live in Japan" o título original é MADE IN JAPAN de 1972, falha minha, sorry...! E quanto ao U2 e Lenine, também são grandes discos "vivo", poderiam estar na lista sem dúvida!
Abraço.
Da lista eu realmente não curto muito! Quem iria gostar seria minha mãe e meu irmão. Minha mãe pelo jazz e meu irmão pelo rock. Mas eu ADORO muuuito música, não vivo sem. Quando não tenho o que fazer, sempre coloco um cdzinho pra rolar. Até pra estudar eu não consigo sem.
Beijos
Ok pessoal, outro lado bom da música é mais esse, vários gêneros pra agradar a todos. Ed um que ficou de fora da lista (entre outros) mas que merece o registro é RUSH - ALL THE WORD`S A STAGE de 1976 da turnê do Fly By Night, não precisa dizer muito é o "Rush and Roll" em ação!!
Também adoro Led e Deep Purple, só ficou faltando aí os discos do The Doors e do Rolling Stones!!
Valeu, um abraço!
www.fatorweb.wordpress.com
SEI NÃO, DOORS AO VIVO ACHO ESTRANHO! JÁ VI UM VÍDEO DE UM SHOW DELES, SÓ SE OUVIA O TECLADO! VALIA APENAS PELA PERFORMANCE DO jIM.
é sempre de grande benevolência elencar bons álbuns pra quem, como eu, é porco demais para optar por si. hahahaha
boas indicações, boas referências, boa introdução.
Rrá.
Led Zeppelin (the song remains the same) e Iron Maiden (live afther death) já me basta rsssss......
muito bom como sempre o0 blog
[]s L.Sakssida
Sem dúvida o pulse está entre os "ao vivo"de todos os tempos.
Além do talendo do Pink Floyd, a produção é impecável.
¡Hasta!
poxa, me sinto uma inculta...
acho q metade desses albuns eu nao sei donde vem nem pr'onde vai...
rsrsrsrs
Geraldo Azevedo!! Um barzinho, amigos, conversas, paqueras...
Que nostalgia!!
Eu tenho que dizer o mesmo que a cottidie,metade desses albuns eu nao conheço....kkk
bjo
Gostei muito das suas referências musicais. Me identifico com o som! Led Zeppeline Iron Maiden são muito f...
Tudo de bom! Pena que não pude assistir ao show do Iron lá em SP.
http://maynabuco.blogspot.com
BELA LISTA , BELO TEXTO E BELO BLOG !!! PARABENS !! MUITO BOM MESMO !!
Dessa lista eu só reprovaria aqueles discos caipiras Cantoria 1 e 2.
Boa escolha do Baker & Mulligan, é realmente um belo disco.
O do Hermeto é da pesada.
Bom gosto, camarada.
O que seria de nós sem a música nas nossas vidas!
A música é vida e nos faz viver a cada vez que praticamos o ritual de cantar o que nós identificamos e chamos de gosto músical.
Valeu pelas dicas, mas realmente muita coisa aqui não meu "genero musical" Mas João Bosco, Geraldo Azevedo, Xangai fazem muito meu "gosto".
Ed, Salve 06/03 data Magna do Nosso estado!
Abraço e viva pernambuco.
Abraço
participando da brincadeira do "coment's no blog acima"
______ pronto, agora ta comentado rsrs
na hora q puder dah uma conferida no meu ok
t+
Just Like a Pill
>>> http://comoumapilula.blogspot.com/
Pois é rapaziada, amigos e amigas do blog do Ed, a intenção é, pra quem conhece lembrar o que é bom, e sobretudo, pra quem não conhece os "sons" citados dar um toque do que tem de pérola ainda pra se ouvir, não é preciso lembrar que a melhor música pra cada um é aquela que você gosta e escolhe. Abraço de sempre!
Maravilhoso gosto musical em meu amigo,e ecletismo e bom gosto,aliados a uma otima forma de escrever
parabens
Valeu Astronauta, méritos ao blog do amigo Ed que permitiu esse espaço. Valeu!
Salve ED.... li ontem tua entrevista, magnífica por sinal...
Esta tua lista, acabei de anotá-la de próprio punho e, quarta-feira, irei pra algumas lojas próximas da faculdade ver o que encontro... na verdade, vou mandar um e-mail para uma delas, que conheço o dono para ver se ele tem algum título, na verdade, espero que tenha todos, não pela comodidade apenas, mas pela pessoa que é o dono...
Grande abraço e ótimo domingo,
Henrique
Vai Vendo...
Putz...!!Cara, como é que você conseguiu colocar a obra-prima dos discos "ao vivo", o Made In Japan do D. Purple ao lado do hoooorrrríííííveeellll e mal gravado disco ao vivo do Led Zeppelin, olha existe lp´s piratas ao vivo do Led, que dá um côro neste lixo, e olha que eu adoro e tenho vários discos do Led, mas Songs Remaisn The Same (aaarrrghhh) é o único que jamais terei !!!
êta disquinho mal gravado...som abafado...onde se houve mais barulho de platéia do que a banda...tô fora !
Alô Rapaziada do Blog do Ed, tudo certo!! Bem, em resposta ao post do visitante sobre discos Ao Vivo, onde ele comenta que o The Song Remains The Same não deveria estar na lista, pela má gravação do álbum, amigo, o post aborda AS OBRAS, discos Ao Vivo que merecem, sem dúvida alguma, relevância pelo legado musical que tem. Concordo que o primeiro lançamento do The Song...já na época, sofreu críticas pela qualidade da gravação, isso em meados dos anos 70, porém, a música do Led Zeppelin está ali, mais presente do que nunca,tanto que recentemente foi lançada a Ed. Comemorativa, tanto do filme em DVD quanto do álbum com a trilha original em CD, totalmente remasterizada, com faixas bônus pelo próprio Jimmy Page. Talvez você devesse ouvir essa nova masterização, já que, pelo que entendi, você presa mais a qualidade do som, parte técnica da gravação, do que propriamente o legado histórico da Banda ou Músicos, que em minha opinião é um erro e uma pena. Mas desde já agradeço pelo comentário e participação. Carlos Dornelas
Postar um comentário