INFORMAÇÃO É PODER


Certa vez estava ouvindo um debate no programa de Geraldo Freire (radialista pernambucano que apresenta um programa diário aqui no Recife – Rádio Jornal) que tinha como título: “Informação É Poder”. E Geraldo deu como exemplo o caso de um senhor que era proprietário de uma venda na cidade de Mimoso (agreste de Pernambuco), sua terra natal. Disse ele: “rapaz, quando eu era garoto lá em Mimoso, o dono da venda era considerado o cara mais sábio e importante da cidade. Tudo que a gente queria saber procurava ele. Eu não entendia o porquê. Anos depois, já no Recife, percebi que a “sapiência” e o conseqüente poder que ele ostentava tinha uma explicação: ele era o único que tinha um rádio na cidade. Ele estava sempre bem informado”

Esse exemplo pode ser aplicado aos dias de hoje. Mudaram-se as fontes de informação – agora temos internet e tv – mas a premissa é a mesma: os mais bem informados dominam o mundo. Note, não falo apenas do conhecimento sistematizado. As informações adquiridas ao longo da vida são importantíssimas para determinar a posição do indivíduo na sociedade. Outro exemplo que ilustra bem essa máxima, refere-se ao Padre Cícero. Quem nos conta é o pesquisador Câmara Cascudo: “o padre Cícero era um homem querido e poderoso. Quando ele chegava num lugarejo qualquer do interior, ele tratava logo de conquistar o representante dos correios. Feito isso, ele confiscava todas as cartas e fazia uma leitura prévia antes que o destinatário a recebesse. Nos seus sermões ele fazia “revelações” (obtidas com a leitura das cartas) para os fiéis. Quando as informações se confirmavam, ele era chamado de santo. Tudo porque ele detinha informação”. 

Quem já leu “O Príncipe”, de “Maquiavel”, está familiarizado com essa prática “ciceroniana”. Negar informação à população ajuda a perpetuar a dominação das elites. Fernando Henrique Cardoso quando era presidente do Brasil vetou a obrigatoriedade do ensino de filosofia nas escolas públicas. Sendo ele sociólogo, humanista, um ato desses nos leva a pensar que o veto tinha interesses não muito nobres. Termino esse post com um lema iluminista: “o homem só progride quando se livra das trevas da ignorância”.

Comments

8 Responses to “INFORMAÇÃO É PODER”

abutre236 disse...
28 de setembro de 2008 21:42

A informação hoje em dia é muito usada para influênciar as pessoas. Tanto para o bem com para o mal.

Quanto ao Padre Cícero. Eu já tinha ouvido falar que ele era meio pilantra. Mas ele é muito idolatrado no nordeste.

janice diniz disse...
28 de setembro de 2008 22:24

Muito bom teu blogue. Concordo plenamente com teu texto. Sou péssima pra lembrar quem citou o quê, mas, li em algum lugar que "a ignorância é a escuridão do espírito". Isso, é.

Visite-me quando puder, hein!

Beijão.

http://teofilinabermacia.blogspot.com

blog disse...
29 de setembro de 2008 02:44

Amigo Ed, o problema da informação, além do excelentemente explicitado por vc, é como fazê-la chegar ao "ignorante", e, mais ainda, como esse "ignorante" vai lidar com ela.
Educação é a base, creio eu. Não há como lidar com a informação sem compreender sua gramática, sua semântica e, claro, sua ideologia.

Essa do Pe. Cícero, para mim, é novidade. Violados de correspondências? Cadeia nele.

Pedro Pyratero disse...
29 de setembro de 2008 09:50

Quanto ao Padre Cícero. Eu já tinha ouvido falar que ele era meio pilantra. Mas ele é muito idolatrado no nordeste.[2]


Um puta charlatão!

http://pedropyratero.blogspot.com/


parceria?

Michell Niero disse...
29 de setembro de 2008 10:03

Um homem bem informado ou domina o mundo ou é consumido por ele até o final por ele. Não é fácil começar a entender o funcionamento da máquina e ser pequeno, quase imperceptível diante da massa.

Acredito que depente muito do microcosmo que estamos falando. Um sujeito numa cidadezinha do interior tem um determinado poder por ter um rádio. Em São Paulo, por exemplo, seria preciso ter a rádio para ter poder. Mudam-se drásticamente as proporções.

Veiga disse...
29 de setembro de 2008 11:49

sábias palavras, como sempre...

isso que os políticos querem, a população cada vez mais burra.

abraço

beta disse...
1 de outubro de 2008 08:26

Curto sim Ed, já tô lá no blog!!!!
bjão

OiYes disse...
9 de outubro de 2008 20:13

Realmente informação é poder... o Google deve saber disto muito bem hein. Incrível, todas as informações estão ali...