ONE HIT WONDER

A expressão que dá título a esse post é usada para se referir àqueles artistas (incluindo as bandas) que lograram êxito em apenas uma música. Nesse time tem muita gente.Discutirei aqui o sucesso e não a qualidade. Quase sempre as músicas que tocam exaustivamente nas rádios são as que menos têm qualidade no disco. Quem se lembra de Sérgio Sampaio? Ou melhor, alguém conhece esse cara? Um grande compositor da década de 70 que emplacou o hit “Eu Quero Botar O Meu Bloco Na Rua”. Foi esquecido. Em 1998, o compositor Sérgio Natureza reuniu uma turma boa e prestou homenagem ao Sérgio Sampaio com o disco “Balaio do Sampaio”(ouça aqui esse disco) que hoje em dia é artigo raro. Outro clássico representante desse time é o Eagles. Dono de um dos maiores hits da música mundial, o “Hotel Califórnia”, nunca mais repetiu a façanha,nem sequer chegou perto. Diz uma lenda que o grupo teria feito pacto com o demônio. O cramulhão elevou a música a mega hit e impediu o sucesso das demais. Sai pra lá coisa ruim! Minnie Riperton tem uma história ainda mais triste. Dona de uma belíssima voz (soprano) emplacou um hit mundial, “Loving You”. Morreria um tempo depois, com apenas 31 anos, sem conseguir repetir o mesmo sucesso. História parecida aconteceu com o hispano-americano Ritchie Valens que ganhou a fama com “La Bamba” e morreu num acidente aéreo aos 18 anos. Lembra-se daqueles cedês (os mais antigos lembrem-se do elepê e do cassete) Great Hits? Eles vinham sempre recheados com vários “one hit wonders”. Alguns exemplos:

Paul Young: Every Time You Go Awey

PHD: I Won’t Let You Down

Jim Dimon (ex-PHD): I Should Have No Batter

Tim Moore: Yes

Cutting Crew: I’ve Been In Love Before

Foreigner: I Want to Know What Love Is

The Callings: Wherever You Will Go

Los Del Rios: Macarena

E tem também os brasileiros

João Só: Menina da Ladeira

Brylho: Noite do Prazer

Hanói Hanói: Totalmente Demais

Carlos Gomes (Compositor Clássico): O Guarani

Hildon: Na Rua Na Chuva Na Fazenda

Fausto Fawcett: Kátia Flávia

O Wikipédia coloca o A-Ha como “one hit Wonder” e cita como único sucesso “Take On Me”. Um erro grosseiro. O A-Ha tem vários sucessos: Hunting High And Low, Touchy, You Are The One, Early Morning e tantos outros que não lembro.

Se você lembra de mais algum “one hit wonder” ou discorda de algum que citei, é só escrever aqui nos comentários.

Comments

8 Responses to “ONE HIT WONDER”

Bete Meira disse...
30 de outubro de 2008 00:48

Quem sou eu pra discordar de tal mente brilhante?Amei o post.Loving you,é lindíssima,melodia suave,intérprete afinada,dona de uma voz cativante...posso ouvir em minha mente e volto à infância. Arrisco mais alguns:Markinhos Moura,com "Meu mel";Gilliard,com "Aquela nuvem"(apesar de outros sucessos,esse marcou);Hermes Aquino com "Nuvem passageira";Luiz Caldas,com "Fricote";Sarajane,com "A roda";Lady Zu,com "A noite vai chegar"; Diana Pequno,com "Serei teu bem" ... cansei de forçar meu único neurônio,se cometi algum erro por favor me corrija.

Mayna Nabuco disse...
30 de outubro de 2008 09:59

Olá Ed!
Deixei algo pra ti em meu blog.

Bjs!

http://maynabuco.blogspot.com

Beline disse...
30 de outubro de 2008 14:04

Da década de 90 para cá, depois da explosão do www.com o time de One Hit Wonder cresceu consideravelmente, não apenas pela facilidade como chegamos ao conteúdo, mas também com a facilidade com que ele (o conteúdo)pode ser produzido.

Lua disse...
30 de outubro de 2008 19:18

Eu adoro músicas antigas! e desses artistas apenas um não conhecia que era o primeiro.
A-HA eu adorooooo!

KaKa Fuinha disse...
30 de outubro de 2008 19:20

discordo sobre o Foreigner!!!!
eu conheço varias musicas deles... e são todas mto boas, num sei se foram grandes sucessos, mas nos eua elas são razoavelmente conhecidas



http://blogdatolinha.blogspot.com/

†YaGo-SaN† disse...
31 de outubro de 2008 15:49

LoL!
cutting crow?
UUUuuuuu!
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

31 de outubro de 2008 15:57

Opa...ótimo post

A-Ha é show de bola ... fui no show deles aqui em sampa.

31 de outubro de 2008 15:57

muito bom
e é tudo verdade

eu quero botar meu bloco na rua
nao conhecia

abraços