OS DISCOS RAROS E OS SEBOS VIRTUAIS

Outro dia, quando caminhava no centro da cidade a caminho do trabalho, passei em frente a um sebo de discos que eu sempre freqüentava. Pensei: “por que eu não venho mais aqui?”. Eu sempre fui um rato de sebo, desde garoto. Andava com uma lista de discos que, na minha subjetiva avaliação, eram raros. Lembro-me de uma vez em que meu pai, pequeno fabricante de bolsas, mandou-me ao centro para receber um dinheiro. Quando passei em frente a uma loja de eletrônicos vi um monte de caixas de discos (vinil) no chão. Era o acervo da Rádio Globo que estava à venda porque essa emissora havia sido convertida em rádio CBN (que não toca músicas). Comprei, nesse dia, mais de 80 discos, foi inesquecível. Tenho muitos deles até hoje. Da minha lista de raridades (que sempre trazia na carteira) encontrei cinco nesse dia:Tavito -Maria Fumaça (Banda Black Rio), Frutificar (A Cor do Som), Asa Branca (Quinteto Violado), Remember-me (Trepidantes) (esse só conhece quem é do Recife).

Hoje em dia tenho todos esses discos em CD. Consegui baixá-los na internet nos sebos virtuais. Justamente por isso deixei de freqüentar os velhos sebos do centro. A facilidade de se conseguir as tais raridades é uma das melhores coisas da internet. Sei, alguns colecionadores preferem o vinil. Existe uma relação de idolatria com esse objeto. Nunca fui assim. O meu intuito sempre foi a música independentemente do formato. Eu tenho um amigo, colecionador de LPs, que me falou com os olhos brilhando:

-Você sabe como eles gravam a música no LP? Claro que não sabe. Os sulcos têm formato de “V”, os arranjos são gravados nas paredes laterais do “V” e a voz no vértice do sulco. Só sabe esses detalhes quem coleciona, porra! Rsss

Hoje em dia eu tenho todas as músicas que quero ouvir, não ando mais com a lista de raridades, tenho todos os discos no formato CD. Alguns convertidos de LPs, é certo, mas tenho todos. Termino esse post lembrando que classificar um disco como “raro” é algo muitíssimo subjetivo. Sei que para muitos ,vários desses discos não representam nada (a frase no início dessa página, que fala sobre a diferença das pessoas, explica esse fato). Isso, aliás, sempre foi um trunfo para mim. Disco que ninguém quer tem um preço baratinho. Seguem abaixo as capas de uma de minhas listas de raridades:

1- Disco raríssimo que tem, segundo Luiz Gonzaga, a melhor versão de "Asa Branca". 2- Clássico disco do Tavito do hit "Rua Ramalhete" 3 - O melhor disco do Walter Franco na minha opinião 4 - Muitos consideram descartável, mas esse disco é maravilhoso. New Romantic Brazil
5- Gang 90 com Júlio Barroso, clássico do rock nacional 6- Disco maravilhoso, ícone dos festivais da Globo 7 - Progressivo brasileiro da melhor qualidade 8 - Faziam parte dessa banda: Lobão, Ritchie e Lulu Santos. Disco raríssimo
9 - Um dos melhores discos brasileiros de Montreux. Pepeu Gomes dá um show na guitarra 10 - Clássico absoluto. Samba, funk e jazz num liquidificador 11,12 - Dois dos melhores discos do rock Brasil. Sem comentários!
13- New Romantic Brasil da melhor qualidade. 14 - Um dos grandes discos da mpb. Jorge reinventou a música 15 - Só conhece quem é de Recife. Banda cult da década de 70 16 - Disco maravilhoso do Picassos. Raridade do rock Brasil
17 - Lendário disco ao vivo do Del Shanon, dificílimo de ser encontrado (estou à procura) 18,19 - Dois grandes discos da Cor. Alquimia de sons 20 - O lendário disco do Marcos Suzano e Lenine. Obra prima!

Comments

13 Responses to “OS DISCOS RAROS E OS SEBOS VIRTUAIS”

21 de outubro de 2008 08:57

É uma delícia fazer essas descobertas, né? Eu descobri dia desses o estantevirtual e pretendo atualizar a minha estante real.

Vou passar esse link pro meu tio. Ele vai ficar louco com isso.

Bjos!

21 de outubro de 2008 09:40

Um LP raro pode chegar a mais de 3 mil reais ... fiquei impressionado...!!!

Karla Hack disse...
21 de outubro de 2008 12:53

Descobrir raridades como estas é tão bom...
Está aí uma mania que não se deve perder..
Eu sempre fui rata de biblioteca e locadora... quem sabe não viro rata de sebo tmb, neh?!

;D

bjus

DuDu Magalhães disse...
21 de outubro de 2008 12:59

É tão bom poder contemplar LP's antigos, mas ficam meio caros depois de um certo tempo, então, jamais venderei minha coleção de LP's..

http://visaocontraria.blogspot.com/

Euzer Lopes disse...
21 de outubro de 2008 21:12

Em São Paulo o que mais tem é sebo.
E há discos que custam os olhos da cara.
Vale a pena?
Claaaaaaaaaaaaaaaaaaro que vale.
Por isso até hoje mantenho um bom estoque de agulhas no meu aparelho de som com toca discos.
E funcionando perfeitamente.

Blogueiro Lecal disse...
21 de outubro de 2008 21:18

Gostei dos discos que vc postou
unico + ou - é Baby Consuelo :P

Rindo Na Net disse...
21 de outubro de 2008 21:31

quase não tive contato com os LP's, já que pela minha idade(17), quando estava começando a entender de música e outras coisas mais, a era dos CD's, já havia começado.Mas mesmo assim tive contato com alguns de minha mãe,que se desfez deles alguns anos atrás...




http://rindonanet.blogspot.com/

Geral Louca !!!! disse...
22 de outubro de 2008 16:14

gostei do trocadilho q vc enviou pro blog http://geralouca.blogspot.com/
por isso eu postei mas não se preocupa q falei q foi vc q mandou vlw

OiYes disse...
22 de outubro de 2008 21:59

Eita quanta coisa boa hein... altas relíquias, merecia um post mesmo.

24 de outubro de 2008 23:25

Boa noite!

Esta é minha primeira visita ao teu blog e já estou gostando.

Essa postagem em especial me chamou a atenção, pois eu gosto de cmprar alguns LPs , mas há coisas como por exemplo, os sulcos, eu confesso que não sabia...

Parabénspelo blog, vou divulgar!

http://garotapendurada.blogspot.com/

impropermind disse...
30 de outubro de 2008 09:35

Oi Ed! Encantada com este post! Raridades maravilhosas! A Cor do Som, Pepeu, Tavito, e tal e tal... e sim, conheço Trepidantes! Destaque especial pra Secos & Molhados, sou fã desde criança e até hoje escuto os dois únicos discos deles!

Terminei o conto. Se quiser terminar de ler, fique à vontade pra dar uma passada lá.

Abraços

Anônimo disse...
14 de setembro de 2010 19:23

Como tas?!apreciei pofunadamente o vosso espaco!
Deem uma olhada tambemno meu trabalho em http://www.shannonelizabeth.pokersemdeposito.com/ , sobre regras de poker texas hold!
Adeus

Discosvinil disse...
17 de março de 2011 20:58

Gostei muito do seu blog e gostaria de convida-los a conhecer nosso site: www.discosvinil.com.br

Estamos começando e ficariamos agradecidos por uma divulgação em sua comunidade. Abraços,
Ariovaldo (jr@discosvinil.com.br)