DESTRINCHANDO UM FREVO

Qualquer folião que brinca o carnaval em Pernambuco, seja nativo ou turista, tem na ponta da língua a frase do verso inicial que aclama figuras tradicionais do carnaval pernambucano: “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme e Fenelom cadê seus blocos famosos...” Mais adiante a canção exalta também “o velho Raul Morais”. O frevo "Evocação Nº1", escrito em 1957 pelo maestro Nelson Ferreira, é um hit perene do carnaval  de Pernambuco mas as figuras ilustres aclamadas na letra são quase desconhecidas por quem cantarola e se diverte no reinado de Momo.

Esse breve post revela quem são essas figuras homenageadas pelo maestro Nelson Ferreira que alegram o carnaval de Pernambuco há mais de 50 anos:

Felinto de Morais: integrante do bloco lírico "Apôis Fum", do bairro da Torre, decantado em outro frevo famoso, “Valores do Passado”.

Pedro Salgado: presidente do Bloco das Flores e grande amigo de Nelson Ferreira.

Guilherme de Araújo: líder do bloco lírico "Andaluzas em Folia" e do “Pirilampos de Tejipió”, ambos também decantados no frevo “Valores do Passado”, de Raul Morais.

Fenelom Moreira de Albuquerque: integrante do bloco lírico Apôis Fum.

Raul Morais: compositor de frevos, integrante do Bloco das Flores e irmão do também compositor Edgar Morais.

O interessante nesse frevo é que ele hoje em dia é cantado de forma nostálgica, como uma referência dos antigos carnavais. Quando foi lançado, em 1957, ele também tinha o tom da nostalgia já que as figuras ilustres homenageadas por Nelson Ferreira brilhavam no carnaval da década de 20, quase três décadas antes do lançamento do famoso frevo canção.

Abaixo, regozije-se ao som de “Evocação Nº1”, de Nelson Ferreira.

Comments

2 Responses to “DESTRINCHANDO UM FREVO”

Rosimere Pereira disse...
21 de março de 2011 08:59

Achei muito legal essa iniciativa sua de destrinchar esse frevo.... Muito boa a sua ideia! Parabéns!

ED CAVALCANTE disse...
21 de março de 2011 09:38

Obrigado, querida. Volte sempre!