UNIVERSO VIRTUAL, UNIVERSO REAL: APENAS UMA COMPARAÇÃO

Trabalho todos os dias em duas cidades diferentes: manhã e noite em Recife e à tarde em Olinda. Estou sempre em trânsito. Tornei-me um observador dessas duas cidades. Quando chego em casa à noite, navego na internet. Numa dessas viagens pelo mundo virtual, percebi semelhanças entre esses dois universos. Quem cruza a cidade é constantemente importunado por vendedores de balas, frutas, flanelas, etc. Na net é a mesma coisa. Basta abrir um site que aparece logo um banner piscando pedindo para você clicar. No mundo real os engarrafamentos intermináveis triplicam o tamanho do seu caminho. Na net o trânsito é a conexão que, quando está lenta, tira a paciência de qualquer um. Na vida real você, ao sair, tem que deixar a casa trancada, protegida por alarme. Na net é a mesma coisa: Orkut com cadeado, blog com moderação. Caso o seu PC seja invadido o alarme do seu antivírus dá o alerta. Na vida real existe a falsidade ideológica: alguém rouba seus documentos e se passa por você. Na net isso é fichinha. Orkut, MySpace, Gazzag, blogs,estão todos cheios de perfis fakes. Usar a cara de outro tornou-se algo absolutamente normal. Na vida real a maioria das pessoas segue uma religião: são católicos, protestantes, mulçumanos, espíritas, etc. O mundo virtual também tem suas religiões: Windows, Linux, Lótus. Tem também algumas seitas: Photoshop (especialista em mudar as pessoas). Shirink (especialista em desbloquear caminhos). MSN (especialista em vender ilusões). Explorer, Firefox ( guias espirituais). WinAvi (converte tudo). Eu poderia escrever várias laudas comparando esses dois universos absolutamente idênticos, mas como quase ninguém lê posts longos, encerro aqui essa minha retórica.

Comments

16 Responses to “UNIVERSO VIRTUAL, UNIVERSO REAL: APENAS UMA COMPARAÇÃO”

Bete Meira disse...
12 de agosto de 2008 00:33

Sensacional!!!Texto leve,fala um pouco de tudo ,sem ser cansativo,é interessante,criativo e real. Mil vezes parabéns,Ed!Vc se supera a cada dia!Permita-me divulgar um texto que saiu na folha há uns anos e que já usei em sala de aula:

RECIFE TEM O PORTO.OLINDA,O FAROL.RECIFE TEM O CAPIBARIBE.OLINDA TEM PEIXINHOS.RECIFE TEM ÁGUA FRIA.OLINDA TEM RIO DOCE.RECIFE TEM CASA AMARELA.OLINDA TEM CASA CAIADA.RECIFE TEM SÃO JOSÉ.OLINDA TEM SÃO BENTO.RECIFE TEM PRÉDIOS.OLINDA TEM A CIDADE ALTA.RECIFE TEM RUA DA AURORA.OLINDA TEM RUA DO SOL.RECIFE TEM MUSTARDINHA.OLINDA TEM SALGADINHO.RECIFE TEM GRAÇAS.OLINDA TEM MILAGRES.RECIFE TEM BOA VIAGEM.OLINDA TEM BONSUCESSO.RECIFE TEM AFLITOS.OLINDA TEM AMPARO.RECIFE TEM JARDINS.OLINDA TEM PREGUIÇA.RECIFE TEM O GALO.OLINDA TEM O ELEFANTE.MUITAS SEMELHANÇAS.UM SÓ POVO.UMA SÓ EMOÇÃO.

DuDu Magalhães disse...
12 de agosto de 2008 00:59

O universo real não se difere no universo virtual, são paralelos que apenas dependem do ponto de vista pra serem interpretados para o bem ou para o mal...
Mas isso de bem e mal é chato, prefiro pensar no que é útil, e no que é necessário!

Everaldo Ygor disse...
12 de agosto de 2008 11:24

Olá...
Ótima e crítica observação, por aqui em SP, também ando observando esses contrastes, e por incrivel que pareça, a sociedade virtual, irreal vence muitas vezes, é muito mais facil ficar distante e observar via monitor que na realidade que tem cheiro e dor ao mesmo tempo, embora como citou, as vezes transitamos pelas duas "realidades" e nem percebemos...
Abraços
Everaldo Ygor
Olá...
Para sua apreciação
http://outrasandancas.blogspot.com/
"Garganta"

A Tríade disse...
12 de agosto de 2008 11:25

Adorei o blog, bastante criativo e original. Sugiro que dê uma olhada no qual eu faço parte, mas estou apenas iniciando.

Abraço,

Larissa Barreto

http://blogdatriade.blogspot.com/

Jemimma ~♥~ disse...
12 de agosto de 2008 11:27
Este comentário foi removido pelo autor.
Jemimma ~♥~ disse...
12 de agosto de 2008 11:33

Gostei! É verdade mesmo!Até sem querer as pessoas comentem crimes!(falcidade ideológica, roubo de contas 'orkut,blog,msn') Isso já virou uma coisa tão banal que ... sei lá onde isso tudo vai parar! Eu gostei, e por mim não precisava ter parado de escrever!
Sinceramente, eu estava com preguiça de ler, maiis depois que comecei não deu pra segurar, fui e li até o fim! escreve maiis sobre isso! A galera tá precisando cair na real !

Beijoo ;*

Michell Niero disse...
12 de agosto de 2008 12:04

Você fez uma ótima analogia. É a nossa cibercultura que cada vez mais empresta nossos (maus) costumes da vida real para a esfera virtual.

Gabriela disse...
12 de agosto de 2008 22:29

Adoreii o post, conseguiu faze rum texto legal mesmo ele sendo curto ;p
Realmente os 2 mundos são um pousco parecidos! Mas no virtual as coisas são bem mais práticas =D

Veiga disse...
12 de agosto de 2008 23:00

bela análise... mas eu gosto de ler!!

queria mais.

abraço

victor disse...
14 de agosto de 2008 13:38

nossa post mtu bem escrito e original !!!
esta de parabens :D

passa no meu tb



http://dancmusic.blogspot.com/

Alê disse...
14 de agosto de 2008 14:01

Excelente texto. O mundo virtual acabou invadindo mesmo o mundo real. Temos que saber é o limite de cada coisa, para se lidar bem. Eu ainda não conhecia o seu blog xD

Visite o meu também ;D
www.muitosobrealgo.blogspot.com

Gregory Vancher disse...
14 de agosto de 2008 15:19

Gostei muito da comparação e é bem verdade isso mesmo. Se pararmos pra pensar as diferenças são pouquíssimas...
Li seu texto sobre o porquê de ainda ser professor e, parar um aluno de letras (como eu) isso é, ao mesmo tempo esperançoso e preocupante. Também acho que o "tradicionalismo" não devia ser excluído, mas adaptado a um novo contexto, além do professor ser mais valorizado, não digo nem no quesito salarial, mas no geral mesmo...

http://clik.to/otherside

blog disse...
15 de agosto de 2008 00:05

É a Matrix, meu caro Ed. A verdade virtual que se multiplica e nos arrasta junto.
Eu só tenho a lamentar. Estou ficando meio desesperado nesse universo fake, cara.
Sério mesmo.

Abraço

Victor Aguiar disse...
15 de agosto de 2008 17:13

Caramba, nunca pensei nisso.
E o pior que é tudo verdade mesmo :D