TRÊS DÉCADAS SEM LENNON

O “08 de Dezembro” ,aqui no Recife, é feriado religioso, resquício da colonização. Essa data, para mim, é emblemática. Foi num “08 de Dezembro”, no distante ano de 1980, que John Lennon foi assassinado. Mark Chapman ficou em frente ao Edifício Dakota esperando Lennon e Yoko voltarem do passeio da tarde no Central Park. Ele descarregou seu revólver calibre 38 no corpo do ex-Beatle, caminhou até a calçada e pôs-se a ler “O Apanhador No Campo de Centeio” do J. D. Salliger. Qualquer beatlemaníaco conhece essa triste história.

Já escrevi aqui sobre o quanto devo a Lennon. Sua música, sua aura mitológica e todos as histórias criadas em torno da sua pessoa, fazem parte da minha juvenília. Cresci ouvindo (e celebrando) John Lennon. Foi a partir da sua morte que decidi aprender a tocar violão e escrever músicas. Em um dos períodos mais difíceis da minha vida, no início da década de 90, em que eu amargava uma depressão profunda transtornado pelas incertezas do futuro, fui salvo do colapso pelo meu violão e, em parte, pela música de Lennon.

Abaixo, um vídeo com um dos clássicos de Lennon: Happy Xmas. Feliz Natal!

Clique aqui para ouvir a mesma música com um vídeo-protesto - Imagens fortes!

Comments

5 Responses to “TRÊS DÉCADAS SEM LENNON”

Bete Meira disse...
12 de dezembro de 2009 14:59

Nesse dia fatídico eu estava de férias escolares em Moçoró e qual não foi a surpresa tomar conhecimento de tal violência gratuita,incompreensível,inacreditável... uma pena,realmente,terminar dessa forma uma história de vida,de amor,de arte...Comprei "O Apanhador no Campo de Centeio" movida pela curiosidade,mas ainda não o li.Depois voltarei aqui para ver se é possível fazer um paralelo entre a leitura e o desatino desse alucinado.

Inaldinho disse...
8 de dezembro de 2010 10:52

Eu tinha apenas 4 anos de idade na época e só vim a saber de John Lennon anos depois. Os óculos de aros finos e redondos se tornou uma peça icônica que sempre que vejo alguém usar associo logo a imagem de Lennon.

Bete Meira disse...
8 de dezembro de 2010 18:34

O último dia na vida de John Lennon
http://educacaoelutape.blogspot.com/2010/12/30-anos-sem-john-lennon.html

Esse blog publicou a coluna de Teles, com detalhes dessa inominável tragédia.Achei interessante e quis compartilhar com você e com os leitores do blog!

Bete Meira disse...
12 de dezembro de 2010 02:38

Frase de Lennon, sempre atual: Vivemos num mundo onde precisamos nos esconder para fazer amor, enquanto a violência é praticada em plena luz do dia. [ John Lennon ]

Sidclay disse...
12 de dezembro de 2010 18:36

Eu não consigo falar da importância da obra de John na minha vida!