RELICÁRIO VOL. 06 - SHAZAN, XERIFE E CIA - 1972

Em 1972, a Rede Globo de Televisão exibiu a novela “O Primeiro Amor”. Esse folhetim entraria para a história da TV brasileira por dois motivos: A morte do ator e protagonista da trama,Sérgio Cardoso”, que interpretava o professor Luciano, e o surgimento dos heróis atrapalhados: “Shazan e Xerife”. A morte de “Sérgio Cardoso”, vitimado por um ataque cataléptico, gerou , inclusive, uma espécie de lenda. Segundo rumores (nunca confirmados, obviamente) da época, o corpo do ator teria sido exumado e ele estaria em posição diferente da que fora enterrado.

O fato gerou uma dúvida: será que ele foi enterrado vivo? Sua morte ocorreu quando ainda faltavam 30 capítulos para o fim da novela. O ator Leonardo Villar assumiu o papel do professor Luciano até o final da trama. O outro fato marcante foi o estrondoso sucesso da dupla de mecânicos “Shazan e Xerife”, interpretados, respectivamente, por “Paulo José” e “Flávio Migliaccio”. As aventuras vividas por esses dois malucos acabaram virando série: Shazan, Xerife & Cia”, o primeiro spin-off (série derivada de outra) da TV brasileira. 

Exibidos inicialmente às quintas feiras, às 21 h, os episódios tinham 30 minutos de duração e mostravam uma história completa. A partir de 1 de abril de 1973, o seriado passou a ser exibido de segunda a sexta, às 18 h, com histórias que duravam vários capíulos, um mês em média. Usando uma linguagem mambembe, A dupla Shazan & Xerife caiu nas graças das crianças. Os episódios eram variados, mas em todos eles a busca pela peça mágica, que tornaria possível a construção da bicicleta voadora, dava o tom das aventuras. 
 Um dos símbolos da série, era a famosa Camicleta (foto acima): um calhambeque todo enfeitado com um monte de quinquilharias. Tinha de tudo: chuveiro, ferramentas, peças de automóveis, utensílios domésticos, uma verdadeira sucata ambulante. No projeto original, o veiculo deles seria uma motocicleta com um sidecar, mas acabaram optando por um veículo maior e mais chamativo. 

O seriado foi exibido entre 26 de outubro de 1972 e 1 de março de 1974. Em 1998, Walter Negrão, criador dos personagens, homenageou os 25 anos da dupla convidando-a para uma aparição especial na novela “Era Uma Vez”. Até a “Camicleta”, reapareceu.

Ficha Técnica

Título: Shazan, Xerife & Cia
Elenco: Paulo José e Flávio Migliaccio
Formato: Episódios mensais divididos em capítulos diários de 30 minutos
Emissora: Rede Globo
Criação: Walter Negrão
Ano: 1972
Roteiros: Walter Negrão, Adriano Stuart e Silvan Paezzo.
Direção: Adriano Stuart, Reinaldo Boury, David Grimberg, João Loredo, Gonzaga Blota
Direção Geral: Daniel Filho
Tema Musical: “Hey Shazan” (Quarteto Em Forma e Osmar Milito)

Confira cenas raras dessa série e da reaparição da dupla em “Era Uma Vez”:

Comments

No responses to “RELICÁRIO VOL. 06 - SHAZAN, XERIFE E CIA - 1972”