RELICÁRIO VOL. 10 - JONNY QUEST - 1964


O clássico Jonny Quest era uma mistura de ficção científica e espionagem, dois temas absolutamente em voga no início da década de 60. O desenho estreou no final do ano de 1964 na CBS. Foi mais um grande sucesso nascido nos estúdios Hanna-Barbera. O grande diferencial nessa produção, era o fato dos personagens serem uma reprodução real dos seres humanos. A maioria dos desenhos, dessa época, apresentava animais falantes ou caricaturas de humanos. Jonny Quest mais parecia um filme de aventura transformado em desenho.
 
A reprodução da realidade, então, virou a marca registrada dessa série. Foi uma das primeiras séries animadas a mostrar pessoas morrendo de verdade, baleadas, de acidente, tudo muito realista. A realidade fantástica, tão explorada nas séries animadas, em que um personagem é esmagado e aparece refeito na série seguinte, deu lugar ao realismo.

Sinopse
A série mostrava as aventuras do garoto Jonny Quest, filho do cientista, Dr. Benton Quest, que acompanhava seu pai em missões secretas do governo americano. Além de Jonny e seu pai, a série contava com outros personagens fixos: Roger Race Bannon, o garoto indiano Hadji e o cão Bandit. 

Todos os temas ligados à Guerra Fria, foram explorados na série. Espionagem russa, terrorismo, venda de informações e atividades científicas secretas. Quase todas as aventuras começavam na ilha secreta do Dr. Benton Quest. Nesse local ele tinha vários equipamentos eletrônicos sofisticados (todos criados por ele mesmo) por onde recebia suas missões. O Dr. Quest também agia por conta própria. Quando percebia algo de estranho, investigava e dava início a mais uma aventura.

A série animada Jonny Quest tem uma particularidade: por ser um desenho com temática de adulto, muito diferente das produções infantis da época, não teve o sucesso esperado e por isso, erroneamente foi logo cancelada, teve apenas uma temporada de 26 episódios. Três anos depois da sua estreia, em 1967, a CBS resolveu reprisar a série e o sucesso foi estrondoso. Os 26 episódios foram reprisados em sucessivas temporadas até o início da década de 80. O grande sucesso instigou os Estúdios Hanna-Barbera a reeditar o desenho. Em 1986 foram produzidos mais 13 episódios mas o resultado não foi satisfatório. Em 1996 houve mais uma produção com resultado mais decepcionante ainda.


Ficha Técnica

Título: Jonny Quest

Criação: Doug Wildey

Produção: Hanna-Barbera

Ano: 1964

Tema de Abertura: Hoyt Curtin

Distribuição: Screen Gems

Quantidade de Episódios: 26

Formato: episódios de 24 minutos

Dublagem: A.I.C – São Paulo

Jonny Quest: Rafael Cortez Neto

Dr. Benton Quest: Amaury Costa 

Roger Race Bannon: Denis Carvalho (Hoje, diretor de novelas na Rede Globo)

 Hadji: Olney Cazarré

Comments

No responses to “RELICÁRIO VOL. 10 - JONNY QUEST - 1964”