O CBGB DE PERNAMBUCO

DA ESQUERDA: WELINGTON, ROBERTO,
ED (AINDA COM CABELO), ELIAS E VETO
Recentemente, lendo um dos jornais aqui do Recife, me deparei com uma matéria que relembrava a importância do lendário espaço undergound novaiorquino, CBGB, que foi o berço do punk rock dos Estados Unidos. Por lá passaram nomes como: TELEVISION,RAMONES, STROKES,BLONDIE,VELVET UNDERGROUND, RATOS DE PORÃO, CHICO SCIENCE e outros tantos. Lembrei-me do ESPAÇO CULTURAL ARTEVIVA. Sob a batuta da agitadora cultural (e louca de carteirinha) LOURDES ROSSITER, esse oásis (em meio ao vendaval de músicas baianas da época) da boa música comandou o underground pernambucano da fase pré-CHICO SCIENCE.
Tive a sorte de tocar e trabalhar nesse templo sagrado. Fui testemunha ocular desse período fértil de bandas e paupérrimo de espaços para tocar. Pelo palco do ARTEVIVA passaram os principais (senão todos) nomes do "alto clero" do rock pernambucano "oitentista": EXOCET,SPARTA, ÁRIA,KRUOR, A BANDA(mistura perfeita de rock e mpb), ORLA ORBE, ORION, CRISTAL,CROMEL, CÓDIGO CIVIL,MUNDO LIVRE S/A(eles são de 1984!!) MENDIGOS DA CORTE, etc.,etc. Certamente eu não vou poder citar todos os nomes, até porque não lembro, mas sei que mais de 80 bandas passaram pela academia de ginástica improvisada como casa de shows da av. Conselheiro Aguiar 2210, em Boa Viagem. A minha banda, ARTE FINAL, tocou no dia 27 de maio de 1988 (Show Palavra de Protesto), como mostra o cartaz acima. Tudo era complicado nessa época. Tínhamos que perambular pelas rádios e jornais implorando divulgação. Os cartazes (em tamanho ofício e estilo fanzine) eram todos xerocados. Mesmo assim o prazer de tocar era algo indescritível.
Esse show foi inesquecível, tenho gravado na íntegra. Na semana seguinte tocou uma banda de nome estranho, URB ET ORB, que fazia cover's do Ira e da Legião Urbana, no vocal um certo CHICO, que mais tarde adotaria o emblemático sobrenome de SCIENCE. Ainda no ano de 1988, por ser assíduo freqüentador do local, fui convidado, junto com o baixista da minha banda ELIAS LELEKO, para fazer parte da equipe de produção do ARTEVIVA. Eu e ELIAS, substituímos as filhas de LOURDES. Estava formado o "power trio". Nossa primeira produção foi a exposição DE CARA COM O ROCK!, que fez uma radiografia do rock e do pop pernambucano da década de 60 até a década de 80. Nomes como: THE SILVER JET'S (que tinha como integrantes, acredite, REGINALDO ROSSI e FERNANDO FILIZOLA) CARMEN ARTONI, JANDIRA VALENÇA, MOZART,AVE SANGRIA, pioneiros do rock local, brilharam e foram apresentados a, então, nova geração. Trabalhei com LOURDES durante um ano.
Bons tempos! Esse histórico inclui o ARTEVIVA no seleto grupo das "lendas do undergound pernambucano" assim como o POLYTIAMA, O TEATRO DO PARQUE, O BECO DO BARATO, A SOPARIA DO PINA , O SÍTIO DA TRINDADE, O TEATRO BONSUCESSO, a RUA 7 DE SETEMBRO, a RUA DA MOEDA. Salve LOURDES ROSSITER !!!

Comments

10 Responses to “O CBGB DE PERNAMBUCO”

Wlad disse...
12 de setembro de 2007 21:34

Bom falar sobre espaço dos anos 80. Mas onde andam hoje os espaços culturais também? Até os bares com música regada a violão estão fechando ou se agarrando ao som encaixado. Nossos violões andam escondidos em caixas de sapatos e nunca mais transitaram "cabeça pra baixo" nas nossas costas, auxiliando o bom de nossos "giros". Vamos retomar os espaços ou criar novos.

Raquel disse...
31 de julho de 2008 09:58

Anos 80 foram tudo de bom. Talvez por que eu tenha passado a adolêscencia neles.

Atualmente tudo anda muito corrido.

Seu Blog é bem interessante, tem uma variedade enorme de assuntos.

Abs
Raquel http://raquelrfc.wordpress.com/

Tg disse...
31 de julho de 2008 22:14

Adoreiteu blog
Antigamente vc tinha que correr atrás msmo. Hj basta um cilck e vc tem tdo em suas mãos.


http://u2onelife.blogspot.com/

Ramon Assis disse...
31 de julho de 2008 22:20

Tenho richa com os punks
Sou do estilo progressivo, e acho incrivel como os punks conseguiram sucesso, acho q o único motivo foi a visão de vida, pq o som?


King Crimson e Pink Floyd para vc.


www.assiris.blogspot.com

cassio disse...
31 de julho de 2008 22:41

Eu sou muito novo, não vivi os anos 80, mas é sempre muito bom comentar sobre ele.
Hoje, é cada vez mais difícil achar uma espaço, com esse tipo de musica, estão todas sendo digitalizadas, perdendo assim a essencia da mesma.
Abraços.

http://oediporei.zip.net/

Gonzo Laranja disse...
31 de julho de 2008 22:41

nossa cara, vc conheceu CHICO...
tudo antes desta coisa chamada internet parece que tinha mais "suor", esforço... hoje essa coisa de correr atrs pra divulgar uma banda, shows... so "postar" na net que ja era... a essência ficou um tanto perdida hoje em dia de correr pelas coisas que desejamos "não generalizado"... gostei...

Muito além de Cidadao Kane ali no cantinho, é NECESSÁRIO!!!!!!!!!!

saudações!!!!!!!!

um abraço

www.gonzolaranja.blogspot.com

Paspa disse...
1 de agosto de 2008 01:44

Oi Ed, estava lendo seus topicos, muito bom! MAs eu curti mesmo sua entrevista, parabéns!!!

Nanamada disse...
2 de agosto de 2008 00:07

Não consegui comentar na postagem do selo,kkk.

Fico envaidecida pelo prêmio pois sei que voce é uma pessoa exigente,seletiva e de bom gosto!.Obrigada pelo carinho e atenção e pitacos mais que relevantes e inteligentes que sempre deixa em minhas postagens.Excelente fim de semana Ed!

14 de dezembro de 2011 22:44

incluiria outro espaço, apesar de não ter ido lá, mas não menos importante: Vivencial Diversiones, será que alguem lembra dele???

ED CAVALCANTE disse...
15 de dezembro de 2011 09:27

Desconheço, Tonho. Onde ficava?