
A trilha sonora foi um dos destaques dessa novela. A música tema, “Estúpido Cupido”, acabou voltando as paradas de sucesso. Os principais ícones da música da década de 60 – inclusive os internacionais - foram revisitados.
Sinopse
Na fictícia Albuquerque do início dos anos 60, vivem vários personagens: Maria Teresa (Françoise Forton), filha de Olga (Maria Della Costa), era uma jovem dividida entre o amor de João (Ricardo Blat) e o sonho de ser Miss Brasil; Mederiquis (Ney Latorraca), um jovem rebelde; a inquieta Glorinha (Djenane Machado) e a freira Angélica (Elizabeth Savala), que desperta para o amor ao conhecer Belchior.
Grande parte da trama enfocava a Igreja católica e o seu conflito com as mudanças que ocorriam na sociedade brasileira no inicio dos anos 60. Escolas católicas separadas para os sexos, a não aceitação do divorcio (a personagem de Maria Della Costa era uma mulher desquitada e não aceita na sociedade local).
Ficha Técnica
Nome: Estúpido Cupido
Emissora: Rede Globo
Ano de Produção: 1976/77
Autor: Mário Prata
Direção: Regis Cardoso
Tema de Abertura: Estúpido Cupido – Cely Campelo
Número de Capítulos: 160
Elenco:
- Françoise Forton - Maria Teresa (Tetê)
- Ricardo Blat - João
- Ney Latorraca - Medeiriquis (Antônio Ney Medeiros)
- Leonardo Villar - Guima (Alcides Guimarães Filho)
- Maria Della Costa - Olga
- Elizabeth Savalla - Irmã Angélica
- Luiz Armando Queiroz - Belchior
- Nuno Leal Maia - Acioli
- Heloísa Milet - Betina
- João Carlos Barroso - Caniço (Joel Otávio)
- Tião D'Ávila - Carneirinho
- Djenane Machado - Glorinha
- Mauro Mendonça - Dr. Siqueira (Tom Mix)
- Marilu Bueno - Mariinha (Maria Antonieta)
- Suely Franco - Irmã Consuelo
- Ida Gomes - Madre Encarnación
- Heloísa Raso - Aninha
- Oswaldo Louzada - Guimão (Alcides Guimarães)
- Vick Militello - Joana d'Arc (Daquinha)
- Célia Biar - Adelaide (Danadinha)
- Kléber Macedo - Eulália (Papudinha)
- Ênio Santos - Prefeito Aquino
- Antônio Patiño - Padre Batista(Batistão)
- Emiliano Queiroz - Padre Almerindo
- Carlos Kroeber - Frei Damasceno
- Luís Orioni - Miguel
- Ricardo Garcia - Zé Maria
Comments
2 Responses to “RELICÁRIO VOL. 03 - ESTÚPIDO CUPIDO - 1976”
Essa novela, Estúpido Cupido, passou quando eu estava nos meus primeiros meses de nascido.. 1976/1977. Gosto muito de saber e pesquisar novelas antigas.. um site muito bom é o teledramaturgia.com.br.
Quando a Globo reprisou "A Gata Comeu" (de 1985) pela terceira vez (em 2001) eu vibrei! Pude rever o Brasil de 1985, os costumes e o contexto da época, além da novela ser muito divertida, e aquele saudosismo...
Ed, tais sabendo que está passando "Vale Tudo" (1988) no canal a cabo Viva (NET Recife), segunda-a-sexta, às 23 horas. No youtube tem muita gente postando os capítulos que estão passando neste canal da tv a cabo, para se ter uma idéia do afã que os bons tempos em que novela não era um roteiro aberto à merce dos números do ibope, tinha realmente estórias para contar, provocam nas pessoas.
Grande Inaldo. Rapaz, não sabia da reprise da novela "Vale Tudo", uma das grandes obras da teledramaturgia brasileira. Ótima dica. Quanto a "Estúpido Cupido", lembro-me bem dessa deliciosa comédia. Ney Latorraca deu um Abraço!
Postar um comentário