20 ANOS SEM RAUL

Ouvi Raul pela primeira vez, ainda muito criança, quando morava em Olinda, isso no início da década de 70. A música era “Ouro de Tolo”, um grande sucesso do longínquo 1973. Lembro que meu pai falava de Raul Seixas como se ele fosse o cara mais louco do mundo. Mais tarde, depois de outros tantos discos, descobri que meu pai estava certo.

Um pouco antes do seu reconhecimento como astro do rock brasileiro, Raul teve uma participação ativa nos últimos suspiros da Jovem Guarda. Quando ainda assinava “Raulzito” teve músicas suas gravadas por Jerry Adriani (Doce, Doce, Amor – Tudo que é Bom Dura Pouco), Leno (Sha-la-la) e Diana (Ainda Queima Esperança).

Essa aura de rockerman ele mesclou com seu lado nordestino. Ouviu muito Luiz Gonzaga quando criança e sempre dizia que não via diferença entre o Xote e o rock feito pelo Elvis Presley. Na canção “Let Me Sing” ele escancarou essa tese com muita propriedade. Mesclou elementos do xote de raiz com a batida do rock.

Foi depois do encontro com Paulo Coelho que Raul sedimentou sua carreira. As letras carregadas de misticismo transformaram-no em um artista cult venerado em todo Brasil. A partir de 1978, Raul mergulhou numa fase de ostracismo que o afastou dos palcos. Só retornaria a reacender sua carreira a partir de 1988. Marcelo Nova, líder do Camisa de Vênus, virou parceiro do mestre Raul. Em 1989 os dois fizeram cerca de 50 shows pelo Brasil.

A importância de Raul seixas transcende a sua música. Durante muito tempo ele representou uma espécie de resistência do movimento rock brasileiro. Ele era “o exército de um homem só”. Raul morreu, aos 44 anos, vítima de uma parada cardíaca. Virou mito! Reveja no vídeo abaixo, matéria do Fantástico sobre uma música inédita do Raul que foi encontrada:

Comments

5 Responses to “20 ANOS SEM RAUL”

kbritovb disse...
21 de agosto de 2009 23:00

Raul é bom demais
TOCA RAULLL

Eduardo Meireles disse...
21 de agosto de 2009 23:01

Só dá vontade de gritar:

Toca-rauuuuuuul.

Léo disse...
21 de agosto de 2009 23:03

Raul foi sem duvida o cara mais doido que já existiu, com suas canções "Inteligentes" cutucava a todos e a tudo " Eu sou a mosca que pousou e sua sopa"

Salva Raul

Markinhus disse...
21 de agosto de 2009 23:35

eu nem sonhava em nascer na época que ele nasceu, mas pelo que falam dele ele deve ter sido um dos melhores cantores do brasil ne.
suceso para seu blog
www.bestgamesx.blogspot
add o msn: bestgamesx@hotmail.com

Janis Lyn disse...
21 de agosto de 2009 23:45

falei hj do Raul no meu blog também.

bjs

http://diariodeumafocaemcrise.blogspot.com/