REDE GLOBO VERSUS IGREJA UNIVERSAL: FÉ, DINHEIRO E LEMBRANÇAS DA DITADURA MILITAR

Estou acompanhando a guerra entre a Rede Globo e a Igreja Universal desde o começo e vejo pontos positivos nesse embate. Não tomo partido nessa briga de cachorro grande porque vejo defeitos nos dois lados. Obviamente, o lado do Bispo Macedo é o mais podre e inaceitável. A forma absurda como a fé dos ignaros seguidores dessa igreja vem sendo vilipendiada é um caso de polícia.

A Rede Globo não é a mocinha da história. Quem conhece a sua origem – já postei sobre o assunto – sabe que o acordo envolvendo o grupo Time-Life foi tão obscuro quanto as manobras praticadas por Edir Macedo. Mas falei que vejo pontos positivos. Vejamos: se você tem dois grupos poderosos se agredindo mutuamente, é certeza de que o lado negro dos dois grupos será exposto ao julgamento do público.

No documentário “Muito Além Do Cidadão Kane”, produzido em 1993 pela BBC de Londres, as formas de manipulação utilizadas pela emissora de Roberto Marinho foram esmiuçadas de uma forma tão aberta que o dono da Rede Globo usou todo o seu poder e conseguiu uma liminar (ainda em vigor) que proíbe a exibição desse documentário no Brasil. Obviamente, qualquer um pode assistir ao vídeo que está disponível para downloads na rede. Entre outras coisas, o vídeo faz duas graves acusações:

*A edição do debate Collor-Lula feito para prejudicar o candidato do PT. Os jornalistas que se negaram a participar dessa manobra foram demitidos ou pediram demissão, como fez o Armando Nogueira que declara isso no documentário.

*A tentativa de manipulação do resultado da eleição para governador do Rio de Janeiro. Uma manobra para prejudicar o candidato Leonel Brizola.

Fora isso, tem a proximidade que a Rede Globo tinha com a ditadura militar. Um exemplo era o programa “Amaral Neto, O Repórter”. Enquanto pessoas eram torturadas e assassinadas nas masmorras do DOPS, Amaral Neto mostrava as belezas do Brasil e sua “prosperidade”.

Sobre a Igreja Universal e Edir Macedo não preciso falar nada. Basta ir a qualquer templo da Universal para ver, na prática, como o dinheiro corre solto em direção aos cofres do Bispo. “Fé cega, faca amolada”, já dizia Milton Nascimento naquela canção. Os desesperados, ingênuos, ignorantes, cegos, sustentarão a boa vida desses aproveitadores até quando as autoridades quiserem. Enquanto a lei não se cumpre, Edir Macedo distribui aos seus “colaboradores” um “Diploma de Dizimista”, pasmem, assinado por um tal de “Sr. Jesus Cristo” (foto -clique na imagem para ampliar). Está configurada a falsidade ideológica. Polícia nele!!

Comments

4 Responses to “REDE GLOBO VERSUS IGREJA UNIVERSAL: FÉ, DINHEIRO E LEMBRANÇAS DA DITADURA MILITAR”

Paulo Roberto disse...
17 de agosto de 2009 às 16:08

Adoro assistir esse duelo, me divirto.
Briga de gente grande!

Neuro-Musical disse...
19 de agosto de 2009 às 21:35

Bota cachorro grande nisso. Como você disse, numa briga dessas sempre aparece o lado negro dos oponentes. O bom é que ficamos sabendo de tudo que se passa por trás das cameras... Eu pessoalmente adoro a Rede Globo, até mais que a Record, e, embora eu ache muito errado esse tipo de coisa, não vou deixar de assistir os jornais e etc...

http://cerebro-musical.blogspot.com

Guttwein disse...
19 de agosto de 2009 às 22:05

Cara, esse assunto já esta me incomodando. Inumeros blogs abordando esse mesmo assunto, postando sempre o mesmo vídeo do Edir Macedo... e ninguem se prontifica a oferecer uma abordagem diferente do assunto.

Talvez até porque não tenha como falar de uam forma diferente... TALVEZ. Mas uma oisa é certa... essasacusações não são novas, de tempos em tempos tais emissoras se confrontam, pra tentar desviar o foco de outros assuntos... ¬¬ tem sempre um interesse excuso por tras de tudo isso!

E quem perde, é sempre a população...

Gabriel Tubbs disse...
19 de agosto de 2009 às 23:59

Eu vou falar o que eu sempre falo quando escrevem sobre globo vs record.

Eu acho que as duas emissoras tão me enxendo o saco com essa estratégia tosca de campanha política.

Ao invés de conquistar a audiência produzindo conteúdo de qualidade, ficam tentando queimar filme uma da outra.

Eu acho que é uma atitude burra das duas emissoras. Deve ser por isso que ainda não me contrataram hahaha.

if (myclass.test(classes)) { var container = elem[i]; for (var b = 0; b < container.childNodes.length; b++) { var item = container.childNodes[b].className; if (myTitleContainer.test(item)) { var link = container.childNodes[b].getElementsByTagName('a'); if (typeof(link[0]) != 'undefined') { var url = link[0].href; var title = link[0].innerHTML; } else { var url = document.url; var title = container.childNodes[b].innerHTML; } if (typeof(url) == 'undefined'|| url == 'undefined' ){ url = window.location.href; } var singleq = new RegExp("'", 'g'); var doubleq = new RegExp('"', 'g'); title = title.replace(singleq, ''', 'gi'); title = title.replace(doubleq, '"', 'gi'); } if (myPostContent.test(item)) { var footer = container.childNodes[b]; } } var addthis_tool_flag = true; var addthis_class = new RegExp('addthis_toolbox'); var div_tag = this.getElementsByTagName('div'); for (var j = 0; j < div_tag.length; j++) { var div_classes = div_tag[j].className; if (addthis_class.test(div_classes)) { if(div_tag[j].getAttribute("addthis:url") == encodeURI(url)) { addthis_tool_flag = false; } } } if(addthis_tool_flag) { var n = document.createElement('div'); var at = "
"; n.innerHTML = at; container.insertBefore(n , footer); } } } return true; }; document.doAT('hentry');