
NOS TEMPOS DA ROZENBLIT

MÓRBIDO ENTRETENIMENTO

Uma das coisas que mais me intrigam, é a mórbida atração que muitas pessoas têm por notícias ligadas à violência. Isso não é de hoje. Lembro-me bem de que há anos imperam nas rádios aqui do Recife, em dois horários, os noticiários policiais. Gino César é uma verdadeira lenda na radiofonia policial de Pernambuco. O mais incrível é que essa enxurrada de notícias, sobre violência, chega aos ouvintes nos horários das refeições:
*No rádio: Café da manhã e almoço.
*Na tevê: Jantar
Muita gente se acostumou com essa rotina: alimentar-se ouvindo a lista de mortos, de prisões, de atropelamentos e tantas outras formas de violência. Esse comportamento é, no mínimo, estranho. Os veículos de comunicação, há muito, perceberam essa mórbida tendência da população e começaram a investir nessa área. Durante anos dois tradicionais jornais de Pernambuco, Jornal do Comércio e Diário de Pernambuco, dominaram as vendagens sem nunca serem alcançados pelas novas publicações que surgiram (e sumiram) ao longo dos tempos. Em 1998, porém, foi criada a Folha Pernambuco, que ganhou popularidade mostrando a violência de forma explícita. Depois que se popularizou e se firmou como um grande jornal de Pernambuco, a Folha sofreu uma reformulação mas continua trazendo um encarte onde a violência ainda é mostrada de forma explícita.
O noticiário policial virou uma estratégia para alavancar a audiência. Na década de 80, o repórter J. Ferreira fez história com o programa “Blitz, Ação Policial”, veiculado primeiramente no rádio e depois na tevê. Recentemente, o Jornal da Tribuna, um telejornal local aqui do Recife, investiu no noticiário policial e chegou a brigar pela audiência com o NE-TV, da Rede Globo. A TV Tribuna, inclusive, criou um telejornal específico para o noticiário policial, o Ronda Geral, dado o sucesso do Jornal da Tribuna.
Mas, em se tratando de sucesso no noticiário policial, nada se compara ao programa “Bronca Pesada”, apresentado no rádio e na tevê por Joslei Cardinot. O programa é um sucesso absoluto, sobretudo na periferia. Joslei Cardinot Meira é um baiano que iniciou sua carreira de radialista com apenas 14 anos na Rádio Cultural de Campos, no Rio de Janeiro. Chegou a apresentar um programa, pasmem, com Antony Garotinho, ex-governador do Rio. Cardinot (como é popularmente conhecido) chegou ao Recife em 1984 para trabalhar na Rádio Globo e foi galgando espaço até desbancar (na audiência) o lendário repórter policial J. Ferreira. Polêmico, Cardinot alterna duas faces: o jornalista durão, que grita com o bandido, e o apresentador que faz piadas com as notícias policiais. Cardinot é um dos maiores sucessos da rádio e da tevê pernambucana dos últimos tempos.
A veiculação do noticiário policial dando ênfase à violência nua e crua, que se sobrepõe ao fato jornalístico, é uma triste realidade. O mais triste nisso tudo é que a audiência é grande porque as pessoas querem que seja assim pois ligam a tevê e ajudam a popularizar esses programas. O conteúdo de qualidade é mostrado em horário alternativo, difícil de ser acompanhado. Enquanto isso, vamos nos acostumando a ver na tevê a exploração da violência como algo normal. Cabe aqui uma célebre frase de Bertolt Brecht: "Não digam nunca: Isso é natural. Para que nada passe por imutável"
ERA UMA VEZ O DINHEIRO VOLÁTIL

Outro dia, folheando minha velha Carteira de Trabalho, deparei com a cifra de 780 Cruzados, meu salário na época. Puxei pela memória e não consegui construir uma imagem que me desse noção do que representava essa soma de dinheiro naquele tempo. Sei que não era muito porque se tratava de um salário de comerciário. Estranho é não poder materializar uma soma monetária que existiu há tão pouco tempo.
O dinheiro brasileiro tornou-se volátil por causa da inflação galopante. Mensalmente a moeda era triturada e perdia valor como num passe de mágica. Na década de 80, do século passado, a caderneta de poupança, por exemplo, era reajustada mensalmente num percentual superior a 50%. Era a chamada correção de inflação. Na verdade, o rendimento era quase o mesmo de hoje, pouco mais de meio por cento. Exemplificando: Num reajuste de 52%, 51,5% correspondiam à correção de inflação e 0,5%, ao rendimento real.
No início da década de 90, o piloto Michael Shumacher protagonizou uma história que serve de exemplo para se entender a volatilidade das moedas brasileiras. Ele estava no Rio de Janeiro para participar, pela segunda vez, do Grande Prêmio Brasil de Fórmula Um. Shumacher pegou um táxi e, ao final da corrida, tentou pagar com algumas notas de Cruzeiro Real que guardara do ano anterior. O taxista, sorrindo, informou-lhe que aquela soma de dinheiro (que pagara a corrida do ano anterior) não pagava nem um cafezinho.
Os anos se passaram, chegamos ao Real e nos acostumamos com a estabilidade econômica. Hoje em dia, é inimaginável pensar em cédulas de dez mil ou cem mil, como era comum na época do dinheiro volátil. Refresque sua memória e relembre (ou conheça), abaixo, algumas cédulas que circularam no Brasil nos últimos setenta anos:
AOS QUE NÃO GOSTAM DE MATEMÁTICA

Virou retórica! Basta alguém dizer que não gosta de Matemática que a resposta pronta aparece: “é porque você não teve bons professores na infância”. Existem os que não gostam de História, de Geografia, de Português, de camarão, de chocolate, de sopa, de argentino, etc, etc. Você só não pode “não gostar de Matemática”. Para esse "grave" defeito, tem que haver uma explicação lógica (com o perdão do trocadilho).
Acredito que os maus professores (assim como os bons) deixam marcas profundas, isso é inegável, mas essa explicação simplista serviu para enfiar (de forma cruel) na cabeça de muitas pessoas a falsa ideia de que o que é importante para mim, na mesma medida, tem que ser para você. O gostar é uma apreciação subjetiva, independe da importância do objeto de adoração. A interdisciplinaridade, tão badalada nos dias de hoje, é uma tentativa (muitas vezes inglória) de desmontar a hierarquização das disciplinas que jogou no limbo, por exemplo, matérias importantes como a Filosofia, a Sociologia e o ensino de Artes.
Tive ótimos professores de Matemática. Lembro-me de um , em particular: Professor Lidelmo (já falecido). Ao resolver uma equação, entusiasmado, ele perguntava: “isso não é lindo ?” Eu sempre discordava porque, entre as palavras e os números, sempre preferi a primeira opção. Termino esse breve post com uma frase do Caetano Veloso que confere aos frios números o status de palavra. Para transmitir a ideia de erro, disse ele: “Tudo certo como dois e dois são cinco”.
A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLHAS
PARA QUE SERVE O CID ?

2009 tem sido um ano difícil para mim. Passei por dois problemas de saúde mas, enfim, sobrevivi. Além do desconforto de estar doente, tive que enfrentar outro problema: o impasse entre os médicos e a Junta Médica (órgão que defere, ou não, as dispensas médicas dos funcionários públicos). Dois dos médicos que me atenderam recusaram-se a colocar o CID (Classificação Internacional de Doenças) alegando que o uso do referido código foi suspenso por uma questão de ética. O sigilo médico e a exposição (constrangedora) da doença do paciente são razões também alegadas.
Completamente alheias a essa orientação, as juntas médicas exigem a colocação do CID nos atestados sob pena do indeferimento dos mesmos. Por duas vezes, nesse ano, estive no meio desse impasse. A contragosto, e protestando contra Deus e o mundo, os médicos que me atenderam acabaram colocando o tal código. Profundamente irritado com isso abri o “oráculo que tudo sabe”, o Google, e fui pesquisar. Deparei-me com a “Resolução CFM nº 1.819/2007” publicada no Diário Oficial da União em 22 de Maio de 2007, que resolveu no seu Art. 1º “Vedar ao médico o preenchimento, nas guias de consulta e solicitação de exames das operadoras de planos de saúde, dos campos referentes à Classificação Internacional de Doenças (CID) e tempo de doença concomitantemente com qualquer outro tipo de identificação do paciente ou qualquer outra informação sobre diagnóstico, haja vista que o sigilo na relação médico-paciente é um direito inalienável do paciente, cabendo ao médico a sua proteção e guarda”.
Mas, como nada é perfeito, esse mesmo artigo, no seu parágrafo único (irritantemente subjetivo), dá margem a interpretações diversas: “Parágrafo Único. Excetuam-se desta proibição os casos previstos em lei ou aqueles em que haja transmissão eletrônica de informações, segundo as resoluções emanadas do Conselho Federal de Medicina”. Não sou jurista, mas percebo que uma coisa ficou clara nessa Resolução: é permitido o uso do CID se a receita (ou qualquer outro documento médico) for transmitida eletronicamente. Algo como um doc. com assinatura digital enviada por e-mail.
Agora, imagine você com uma crise de Cefaleia em Salvas (dor de cabeça intensa e constante) sendo jogado de um lado para o outro por causa desse impasse? Passei por isso e me senti de mãos atadas. Pretendo enviar esse post à Ouvidoria Pública aqui do Estado de Pernambuco e rogo que as pessoas que passaram (ou passarem) por esse problema também reclamem. Respeito é o que queremos.
Quem quiser conferir a Resolução CFM nº 1.819/2007 na íntegra, clique aqui.
DESTRINCHANDO O CEDÊ DA SUSAN BOYLE

A INQUISIÇÃO PARTICULAR DE COTTON MATHER

Muito já se falou a respeito das atrocidades cometidas, “em nome de Deus”, pela Igreja Católica durante a Idade Média. O assunto é clássico e sempre gera muita polêmica. Entretanto, alguns eventos que copiaram o modelo de perseguição e tortura praticado pelos inquisidores católicos são vistos de forma distorcida ou atenuados com a eufêmica classificação de “manifestação folclórica”.
Um desses episódios foi protagonizado por Cotton Mather, no século XVII, na colônia inglesa da Nova Inglaterra, hoje, Estados Unidos. Mather nasceu numa família puritana e teve rígida educação. Filho do influente Reverendo Increase Mather, foi um garoto prodígio, ingressou na conceituada Faculdade de Harvard com apenas 12 anos. Com 18 anos incompletos já era detentor do título de mestrado em medicina.
Cotton queria ser professor em Harvard, mas uma limitação funcional aniquilou esse sonho: ele era gago. Frustrado, por não atuar na função que sempre sonhou, acabou optando pela vida religiosa. Obviamente, a mudança forçada de rumo na sua vida deixou marcas que transformaram o ex-aspirante a professor em uma figura amarga.
Em 1865, com apenas 22 anos, Cotton começou a atuar como pastor assistente ajudando o seu pai. A vida religiosa não o afastou da medicina. Aplicado, estudava os distúrbios da mente, sobretudo a histeria. Ciência e religião transitaram na vida de Mather e, por vezes, acabaram se misturando. Seu nome foi eternizado no polêmico caso dos julgamentos das Bruxas de Salém, ocorridos em Massachusetts, em 1692. Mather era o religioso responsável pelo vilarejo de Salém. Ali, ele era encarregado de fazer as acusações contra os supostos praticantes de bruxaria. Estes eram levados a julgamento na corte do juiz Samuel Sewall que seguia, sem contestar, as indicações dele.
As perseguições às supostas Bruxas de Salém começaram a partir do julgamento de uma escrava de nome Tituba, que diziam ser praticante de vuduismo. Na verdade, Tituba havia contado histórias sobre vudus - Comuns na África Ocidental, seu local de origem - para algumas amigas que ficaram impressionadas e acabaram tendo pesadelos. Um médico acabou atestando que as meninas estavam embruxadas. Uma histeria coletiva tomou conta de Salém e dezenas de mulheres foram declaradas bruxas sendo, posteriormente, executadas na fogueira.
Cotton Mather, um intelectual com formação clássica, transformou-se num cruel inquisidor que conseguia, inclusive, contaminar pessoas importantes com suas teses de satanismo e bruxaria. O próprio juiz Samuel Sewall, anos depois, reconheceu que as execuções ocorridas no vilarejo de Salém foram um erro. O modelo de Mather é reproduzido até os dias de hoje. Cansamos de ver na tevê histórias de linchamentos (físicos e de ordem moral) em que a histeria se sobrepõe à razão, tudo em nome da lei.
Abaixo, o trailer do Filme "As Bruxas de Salém (The Crucible)", bastante útil para melhor compreensão dessa triste história.
O APITO DO ELMO E A SURDEZ DE CLEBER E MARCÍLIA

Gosto muito de futebol, mas ando meio sem ter o que ver já que o meu time, o Santa Cruz, foi enterrado na quarta divisão. Isso mesmo, quarta divisão, o ponto mais próximo do inferno que um time pode chegar. Mas, viciado que sou, fui ver Palmeiras e Sport na última quarta-feira. Na partida anterior, o Verdão havia jogado contra o São Paulo e reclamou da arbitragem. Muricy até invadiu o campo para tomar satisfações com o árbitro. No jogo com o Sport, o Palmeiras começou levando dois gols e iniciou-se o drama.
Durante quase toda a partida, heroicamente, o quase rebaixado Sport comportou-se como um time de primeira divisão. Sem a pressão do rebaixamento – já que o fato era dado como quase certo – o time jogou leve e merecia, inclusive, a vitória. Mas, como vem acontecendo nesse campeonato, o árbitro resolveu aparecer. O senhor Elmo Cunha apitou (equivocadamente) o impedimento do zagueiro Danilo, que marcou o segundo gol do Palmeiras. As câmeras mostraram que o jogador estava em posição legal, mas, com o apito, os jogadores do Sport pararam. Inexplicavelmente, o juiz fingiu-se de morto e validou o gol.
Esse estúpido "erro" foi detectado por TODOS que assistiam a transmissão da Rede Globo. Deu para ouvir claramente o apito do senhor Elmo. Para minha surpresa, o narrador Cleber Machado – que eu reputo como um dos melhores da tevê – e o comentarista de arbitragem Renato Marcília, amarelaram. Fingiram que não ouviram o que todo mundo ouviu. Lembrei-me, na hora, do humorista Chico Anísio. Na década de 90 ele comentava jogos nas transmissões da Globo. Terminou desistindo do ofício. Quando perguntaram o porquê da desistência, ele explicou: “É impossível ser honesto e comentar com imparcialidade se os comentaristas da Globo usam um ponto eletrônico no ouvido e ficam recebendo ordens durante a transmissão”. Será que Cleber e Marcília receberam uma ordem para se fingirem de surdos? Nunca saberemos, mas isso pouco importa, a arbitragem tendenciosa ficou clara. Dessa vez, o técnico Muricy Ramalho não invadiu o campo para reclamar.
O Sport Recife entrou com um processo no STJD pedindo a anulação da partida. Claro que isso não vai acontecer. Se fizesse parte do quadro de árbitros da FIFA, assim como Carlos Eugênio Simon, o senhor Elmo Cunha ganharia um prêmio: seria incluído na lista de árbitros pré-selecionados para a Copa do Mundo. É o futebol brasileiro. "Erros" de arbitragem continuarão acontecendo e narradores e comentaristas continuarão fingindo-se de surdos e cegos.
O MURO QUE CAIU E O MURO QUE AINDA RESISTE

O Muro Que Caiu
Há exatos vinte anos, na noite do dia 09 de novembro de 1989, um dos maiores símbolos da Guerra Fria começou a desmoronar. Durante vinte e oito anos o chamado “Muro da Vergonha”, dividiu a Alemanha e a vida de muita gente. Ironicamente, essa linha divisória de concreto foi construída pelo lado alemão que trazia a democracia no nome: República Democrática Alemã.
Durante as quase três décadas que ficou erguido, o muro provocou a morte de oitenta pessoas que foram devidamente identificadas e fazem parte, agora, dessa triste história. Muitos conseguiram transpor essa barreira física e saíram ilesos. A imagem do soldado da Alemanha comunista soltando o fuzil e correndo para o lado capitalista, virou um ícone da Guerra Fria e foi usada em diversos cartazes e propagandas contra o muro.
A Queda
Se a construção do muro foi considerada um equívoco, a queda também começou a partir de um FELIZ equívoco. Na tarde do dia 09 de Novembro de 1989, Günter Schabowski , porta-voz do Partido Socialista Unificado, anunciou na imprensa uma decisão do Conselho dos Ministros de abolir as restrições de trânsito entre as duas Alemanhas. A decisão passaria ainda pelos trâmites legais para que todas as agências de segurança tomassem conhecimento. Entretanto, depois da divulgação da notícia, a população da Alemanha Oriental entendeu que aquele já era o anúncio do fim do muro. A multidão marchou em direção a grande muralha e a história se consumou. Era o fim de um dos maiores símbolos da estupidez humana.

O Muro Que Ainda Resiste
Em 2002, o então primeiro ministro israelense Ariel Sharon, com a justificativa de barrar a entrada de terroristas palestinos em Israel, ordenou a construção de uma muralha que separava os territórios da Cisjordânia de Israel. A muralha israelense, diferentemente da alemã, que era política, é baseada na segregação. Na Alemanha, um povo de uma mesma etnia foi dividido. Na Cisjordânia, o muro divide etnias diferentes. A grande (e triste) ironia dessa história é que os israelenses estão usando um princípio nazista, o da superioridade de uma raça sobre outra.
O “muro da vergonha” israelense continua sendo erguido e avança sobre territórios que Israel julga ser de sua propriedade. Várias entidades de direitos humanos pelo mundo afora condenam essa obra e fazem relação com seu antecessor alemão. No último dia 06, manifestantes palestinos conseguiram deslocar um pedaço da muralha e fizeram um protesto relâmpago contra a obra e o governo de israel.

Esse modelo de segregação, infelizmente, já chegou ao Brasil. No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral ordenou a construção de muralhas para isolar onze favelas. A primeira foi erguida no morro Dona Marta (foto ao lado). Para exemplificar o que significa isso, termino esse post com uma frase de Salah Tamir, prefeito de Belém, uma das cidades isoladas pelo muro israelense: “esse muro está convertendo Belém em uma grande prisão ao impedir a livre circulação dos seus habitantes”.
LEMBRA-SE DAQUELE COMERCIAL?

Outro dia estava eu a garimpar revistinhas de cifras de violão – hábito quase deixado de lado depois das facilidades da internet – num sebo do centro do Recife. Dei de cara com uma revista de 1982 que trazia, entre os sucessos da época, as cifras de dois jingles dos comerciais da calças US Top. Pensei: “tem gente por aí que senta numa roda de amigos e fica tocando essas músicas?”. Já em casa, fui ao violão e relembrei as duas belas canções. Não foram simples jingles, foram sucessos estrondosos que as pessoas cantarolavam até no chuveiro:
Em 1976:
“Liberdade é uma calça velha azul e desbotada
Que você pode usar do jeito que quiser
Não usa quem não quer
US Top, desbote e perca o vinco
Denim índigo blue”
Em 1982:
"Um jeans é pouco do céu, um jeans é um pouco do sol
É só você se soltar caminhar nessa estrada
E andar nesse caminho natural
Vamos deixar nossas marcas no chão
No caminho US Top"
Vivíamos numa época de dura repressão política e esses jingles refletiam a ideia de liberdade, muitos morreram sem consegui-la. Os dois jingles que destaquei acima fizeram muito sucesso entre os jovens. Entretanto, o maior sucesso de todos os tempos na propaganda brasileira foi o a canção “Estrela Brasileira” da empresa de aviação Varig. Escrito por Caetano Zamma, foi veiculado inicialmente no rádio, na década de 60, depois foi levado à tevê onde virou hit com o Coral Rubem Berta:
"Estrela brasileira no céu azul
Anunciando de norte a sul
Mensagem de amor e paz
Nasceu Jesus, chegou natal
Papai noel voando a jato pelo céu
Trazendo um natal de felicidade
E um ano novo cheio de prosperidade
Varig, Varig, Varig"
Para os saudosistas, seguem os vídeos dos jingles citados no post.
JULGANDO O DISCO PELA CAPA VOL. 02

Bob Dylan – The Freewheelin (1963): O segundo álbum do trovador do rock tem uma linda capa. Não sou muito fã do Bob Dylan, confesso que não entendo como ele é tão cultuado até hoje. Mas isso é outra história, o que está sendo julgado aqui é a capa. Nesse quesito o álbum “ The Freewheelin” é nota 10.


Dabbie Harry – Koo Koo(1981): ver o rosto belíssimo da Blondie Dabbie Harry atravessado por agulhas causou mais emoção do que a audição das doze faixas desse disco. Essa capa é sempre lembrada como uma das melhores da década de 80.

Sepultura – Roots (1996): A melhor capa do Sepultura, sem dúvidas. Essa imagem tribal marcou a guinada que a banda deu no seu som. Desagradou a muitos, é certo, mas, no geral, o disco foi celebrado. O clipe da música “Roots, blody roots” feito a partir de animação, fez muito sucesso.

Rollingssss Stones – Tatto You (1981): Os Stones são especialistas em capas boas. Essa imagem do disco Tatto You, dizem, inspirou a criação da personagem, “Mistica”, da série X-Men.

Os Mutantes – Os Mutantes (1968): capa boa e disco bom! Nada mais precisa ser dito sobre essa obra. Os Mutantes sempre foram performáticos, mas nunca deixaram que a misancene fosse mais importante que a música. Uma dádiva!

Roxy Music – Country Life (1971): Todos os discos do Roxy Music (exceto Avalon – 1981) trazem mulheres na capa. Em Coutry Life, a banda recrutou duas prostitutas que causaram escândalo ao aparecerem semi-nuas. O disco é um dos melhores da banda, traz o clássico "The Thrill Or It All".

Gal Costa – Índia (1973): essa capa sensualíssima (e belíssima) fazia a alegria dos adolescentes na década de setenta, um clássico. Esse disco é mais uma exemplo da dobradinha capa boa-dico bom.

Nirvana – Nevermind (1991): Essa clássica capa do Nirvana é tão boa que até o presidente Lula resolveu imitar (confira aqui). É um dos ícones da geração grunge. Mais um exemplo da dobradinha disco bom-capa boa.

The Clash – London Calling (1979): A capa do grande disco do The Clash foi a última grande imagem do movimento punk da década de setenta. Em quase todas as listas dos grandes discos de rock de todos os tempos, “London Calling” está entre os dez primeiros, sendo que, em várias eleições ele está no topo. Não bastasse esse histórico sonoro, tem essa iconográfica capa. Sem palavras!