A OBRIGAÇÃO DE SE TER FÉ

A jornalista Eliane Brum, em matéria recente da versão online da Revista Época, levantou uma questão interessante referente a prática monetária de algumas instituições religiosas: a maioria dos segmentos evangélicos não aceita o fiel que professa a fé e não frequenta a igreja. Um batalhão de argumentos blinda a defesa do modelo do fiel contribuinte, aquele que frequenta a igreja e ajuda a manter – no sentido lato – a instituição.

A fé, que deveria ser o elemento primordial dessa relação, ao que parece, é relegada a segundo plano. Eliane citou a igreja católica como exemplo de uma pratica religiosa mais desprendida, pois permite a existência de uma modalidade de fiel que não é vista em outras religiões: o não-praticante. O termo levado ao pé da letra sugere, erroneamente, que o indivíduo se diz católico, mas não pratica. Não é isso. O “não-praticante” é aquele que comunga das ideias professadas pelo catolicismo, mas não frequenta a igreja, limita-se a professar o seu credo sozinho ou em família.

Essa é uma verdade inegável, mas discordo quanto a citar o “não-praticante” sugerindo, nas entrelinhas, um certo  desprendimento, acredito que é meramente uma questão de escolha, cada um deve professar sua fé como quer. Outro ponto contraditório da Igreja Católica é o celibato. Esse preceito, que não tem nenhum embasamento bíblico, pelo contrário, fere uma doutrina divina: “crescei e multiplicai-vos”, segundo muitos estudiosos da doutrina da Igreja, tem uma razão econômica. Se o padre constituísse família, quando morresse, a igreja, como sua instituição mantenedora, teria que assumir o sustento dos seus entes. Na pratica, seria um fardo social e econômico. Não se justifica, de forma alguma, a existência do celibato nos dias de hoje.

Essa é uma discussão bastante interessante mas, infelizmente, sempre descamba para a agressão e a grosseria. Quando o assunto é religião, dificilmente as pessoas defendem seus pontos de vista sem agredir os outros. E se o assunto for a falta de fé, dificilmente mantém-se a elegância. O ateu é tratado como doente, como alguém que tem algum desvio  moral, um devorador de criancinhas. Citam discursos de tolerância – que era o que Jesus pregava – e, contraditoriamente, são intolerantes. A fé, devo concluir, é uma obrigação e não uma dádiva.

FRINGE 4x06 – AND THOSE WE LEFT BEHIND

 Spoilers Abaixo!
 
Que episódio bom! Com uma simples historinha de lapsos temporais, eis que surgiu uma justificativa plausível – se é que isso é possível no universo Fringe – para a viagem temporal de Peter. Tudo começou com o aparecimento, instantâneo, de uma cena de incêndio acontecida quatro anos antes. A dona do apartamento em que se processou o fenômeno viu sua filha, de uma hora para outra, voltar a ser bebê e retornar ao seu estado normal.

Vários outros lapsos temporais se sucederam e todos eles afetaram diretamente o Peter que passou a ter saltos temporais. O mais interessante foi a calma com que o “filho” do Dr. Bishop lidou com o problema. Chegou a ser irritante.  Como falei no review anterior, me espanta a genialidade desse novo – acho que posso tratá-lo assim – Peter. Ignorado pelo pai, ele caiu em campo e concluiu que os fenômenos temporais estavam sendo causados por radiação de nêutrons de forma proposital.

No outro lado da cidade, a parte boa do episódio ganhou forma. Na história de amor e ciência envolvendo Raymond e Kate Green estava a explicação para todo o imbrógliolio temporal. Kate era uma renomada professora de Física que foi acometida do mal de Alzheimer. Inconformado com a perda de consciência da mulher, Raymond pôs em prática um plano audacioso: materializou as proposições cientificas de Kate sobre câmaras temporais. Ele e a espoa ficaram presos a uma bolha de tempo no ano de 2007.

O FBI descobriu a bolha a partir de uma breve intervenção de Walter demonstrando que os fenômenos seguiam o modelo da Espiral Dourada de Fibonacci. Pouco depois, ao tentar entrar na casa de Raymond, um agente foi obliterado - quando Walter mandou esse termo corri pro léxico e aprendi que obliterar é o mesmo que deixar de existir – diante dos olhares perplexos de todos. Mais uma vez entrou em cena a genialidade de Peter: “Temos que usar a Gaiola de Faraday”. Acompanhando tudo pela tela do computador, Walter ficou intrigado com a sacada de Peter, mas fingiu não ligar.

Peter, usando um protótipo da Gaiolade Faraday, conseguiu entrar na casa acabou conseguindo que Raymond desligasse a câmara temporal. Raymond havia combinado com Kate para, secretamente, reconstruir tudo. Ai veio o previsível final. Ficou na cara que ela se sacrificaria pelo marido. Novelesco. O bom foi a convincente explicação de Peter que sua chegada àquela dimensão se deu por conta dos experimentos do casal Green. Estou quase abandonando a teoria de que esse Peter é um metamorfo.

No final do episódio, uma coisa que eu nunca havia visto: um climinha entre duas pessoas que, na verdade, reverberavam sentimentos de outras versões deles mesmos. Não entendeu? Deixa pra lá!

Ficha
Escrito por: J.J. Abrams, Alex Kurtzman e Roberto Orci
Direção: Brad Anderson
Exibição (EUA): 11 de Novembro de 2011

26 ANOS DA TRAGÉDIA DE ARMERO E DO OLHAR DE OMAYRA

Basta uma breve investigação para concluir, sem muito esforço, que a “Tragédia de Armero”, ocorrida no dia 13 de novembro de 1985, poderia ter sido evitada. A cidade ficava localizada a aproximadamente quarenta quilômetros de distância do cume do vulcão ativo Nevado del Ruiz. Durante anos, vulcanólogos e geólogos colombianos e estrangeiros alertaram para o perigo de existir uma cidade ali tão próxima de um vulcão em plena atividade.

Outro detalhe que condenava a existência de uma cidade ali: a região tinha um histórico de várias catástrofes. Em 1595 uma avalanche de neve e lama varreu dois rios, Guali e Lagunillas, matando 636 pessoas. Em 1845 outra avalanche no Lagunillas matou mais mil pessoas. A grande avalanche percorreu cerca de setenta quilômetros em direção à foz do rio. Depois que os detritos se solidificaram, uma grande planície fértil se formou. Exatamente nesse local foi erguida a cidade de Armero.

A Tragédia Anunciada

No dia 13 de novembro de 1985 o  Nevado del Ruiz entrou em erupção. Logo nas primeiras atividades, uma imensa avalanche de lama, provocada pelos derretimento da neve do cume e pela grande quantidade de cinzas, percorreu quarenta quilômetros e atingiu a cidade de Armero soterrando e matando cerca de 23 mil pessoas. O acidente lembrou uma outra clássica tragédia, o soterramento da cidade de Pompéia por ocasião de uma grande atividade vulcânica no monte Vesúvio.

Depois do fato consumado, abriu-se uma discussão que concluiu o óbvio: a tragédia poderia ter sido evitada. Dias antes do soterramento, o  Nevado del Ruiz deu vários sinais que entraria em erupção. As autoridades colombianas foram avisadas pelos geólogos, mas ignoraram o perigo. A macabra foto que ilustra esse post é a imagem mais triste da tragédia de Armero. A garota Omayra Sanchez, de apenas 13 anos, ficou soterrada até a cintura por cerca de três dias. Quando foi encontrada, o grupamento de resgate não conseguiu retirá-la  da vala em que ela estava. A cinza misturada com a lama solidificou-se rapidamente como se fora uma mistura de concreto. Omayra morreu e a publicação dessa triste foto correu o mundo gerando uma grande polêmica e muitas críticas às autoridades colombianas. Triste demais! Confira abaixo, imagens do  Nevado del Ruiz.

MISFITS 3x02 (Ser um homem feminino).

Spoilers abaixo!

“Um dia, vivi a ilusão de que ser homem bastaria, que o mundo masculino tudo me daria do que eu quisesse ter”. Os versos da canção “Super Homem”, escrita por Gilberto Gil, parece ter servido de mote para esse bizarro episódio em que Curtis foi protagonista. Seu novo poder, a transmutação sexual, enfim, fez sentido. Sua outra persona, “Melissa”, entrou em cena, e “que cenas”.

Curtis Donavan, para quem não lembra, foi um atleta que perdeu o direito de competir por envolvimento com drogas. Quando viu um monte de garotas treinando na pista do Centro Comunitário, teve um insigth: voltar a competir usando sua segunda identidade, Melissa. Ele só não contava com um detalhe: iria protagonizar um bizarro triângulo amoroso. Uma das atletas que treinavam no Centro Comunitário, Emma, acabou se envolvendo com ele. Os dois saíram e transaram. Normal. Entretanto, quando usava sua segunda personalidade, Melissa, ele ouviu uma confissão de Emma: “Minha transa com o Curtis foi uma das piores da minha vida”.

Essa confissão provocou uma aproximação entre Emma e Melissa e as duas acabaram transando também, dessa vez Emma gostou. O mais interessante nessa história foi o deslumbre do Curtis aos sentir um orgasmo como mulher. Ele também teve que fugir do assédio do Rudy e do treinador Mark. Por falar no Mark, o Curtis quase foi traçado por ele. Quando estava como Melissa, o negão foi dopado pelo treinador que era um estuprador. Mark, depois de dopar as garotas, levava para um estacionamento e consumava o ato. Com Melissa foi diferente: Mark já havia tirado a calcinha de Melissa mas, na hora H, Curtis reapareceu, com o bigulinho de fora e tudo, e mandou um direto no olho do treinador tarado. Hilário! O final do Mark foi triste: depois de tentar estuprar Emma, ele foi dominado por Curtis que aplicou-lhe uma bela surra e o deixou nu, amarrado a uma grade do estádio com uma placa: “Eu dopo e estupro mulheres”.

Mais do episódio

*Kelly e Seth: essa historinha continua nebulosa. Kelly, ao que parece, está apaixonada pelo “comprador de poderes”. Mais um detalhe foi adicionado: Seth foi seguido por Kelly e Alisha até um cemitério onde depositou flores no túmulo de uma mulher. Mistério!

*Rudy começa a convencer: sim, estou me convencendo de que o Rudy vai nos fazer esquecer o Nathan. Ótimo o desempenho dele nesse episódio com destaque para a vomitada no capuz de uma garota  - sem que ela percebesse – e, claro, a chupada que ele deu em Melissa. O cara ficou engasgado com um pentelho que foi cuspido mais tarde e ele ainda tentou devolver ao Curtis.

*Cenas dos próximos episódio: as cenas do próximo episódio mostram que Simon será o protagonista. Confira no promo abaixo.

Ficha
Escrito por: Howard Overman
Direção: Alex Garcia e Wayne Yip
Exibição: 06 de Novembro de 2011

COLAGEM VOL. 01: DILMA PENSANDO


A TORCIDA DO SANTA E OS PSEUDO-ANALISTAS


A torcida do Santa Cruz, nos últimos cinco anos, vem sendo alvo de teorias mirabolantes que tentam explicar o seu avassalador crescimento mesmo estando, o time, mergulhado numa das maiores crises de sua história. O que me chama atenção é o esforço dos torcedores adversários em tentar desmerecer os grandes feitos dessa imensa torcida. Antes falavam que a multidão lotava o Arruda porque o preço do ingresso era barato. Nos últimos jogos, os preços praticados  foram maiores do que nos jogos da série B, mesmo assim a torcida deu show.

Há cerca de quinze dias, mais ou menos, estive em Fortaleza e vi um imenso bandeirão do Santa tremulando num edifício da praia de Iracema. No hotel, estava com meu grupo de viagem tomando umas e outras e testemunhei um show de arrogância e dor de cotovelo de um torcedor da Coisa que quase pulou no meu pescoço de raiva porque falei que a torcida do Santa Cruz era a maior do estado. O cara virou bicho e destilou uma rosário de argumentos chulos e refutáveis tentando justificar o injustificável: a torcida do time dele só é grande em pesquisas feitas por amostragem que não chegam nos locais mais pobres onde a torcida do time do povo impera.

Agora vem essa matéria de um pseudo-psicólogo colaborador da Veja que atribui ao “masoquismo” o fato da torcida não arredar pé do estádio mesmo nos momentos mais críticos. No ótimo blog do tricolor de estirpe, Clovs Campêlo, li uma colocação de um outro tricolor, Renato Boca de caçapa (kkkk) que retrucou a colocação do tal psicólogo da Veja: Pergunta a esse psicólogo de merda por que é que o Íbis, o pior time do mundo, e que até hoje não ganhou nem um campeonato de porrinha, não tem uma grande torcida. Ele e Freud que me desculpem, mas se essa teoria estivesse correta, o Mais Querido e o Clube das Multidões seria o Pássaro Preto de Santo Amaro, o clube da TSAP, e não o Santinha. Manda ele se lascar que eu vou é tomar mais uma”.

Sonho com o dia em que o IBGE incluirá no seu rol de perguntas: “Qual o seu time do coração?”. Por que? Ora, o pesquisador do IBGE vai em todo buraco, não se limita a corredores, nichos, sites, ele vai de porta em porta, na favela do papelão, no Coque, no Arruda, não se limita a shoppings ou blocos de carnaval. Enquanto esse dia não chega, vamos vendo a torcida do Santa dar show e os enciumados criando suas pseudo-teorias.

BRASILEIRO


FRINGE 4x05 - NOVATION


Spoilers Abaixo! 
Esse episódio foi tão didático – no que se refere a história do Peter – que acabou ficando um pouco morno. Outra coisa que não gostei foi essa reaparição dos transmorfos, pareceu-me enchimento de linguiça. As mortes na casa do Dr. Malcolm Truss e o sequestro dele, pouco contribuíram para a trama. Sei, tem aquela história da comunicação interdimensional via máquina de escrever (que agora e portátil, ual!) sugerindo que a missão da transmorfa japinha foi bem sucedida e um “algo mais” vem por aí. Até mesmo esse detalhe não pegou bem porque é uma repetição de episódios anteriores.

O que realmente me chamou atenção no episódio:

*Nina Sharp é a mãe adotiva de Olivia e sua irmã nessa nova realidade. Essa é uma informação importante. Os detalhes dessa convivência podem trazer grandes revelações para a trama. Não falo das experiências com cortexiphan, refiro-me ao cotidiano, a vida em “família”.

*As habilidades de Peter: surpreendeu-me a forma como o “filho” do Dr. Beshop manipulou os circuitos de acesso da cela -ultra segura – em que ele estava detido e criou um sistema de escuta e comunicação. Ele herdou a genialidade do pai? Para alguns pode parecer uma viagem muito grande imaginar que esse Peter seja uma forma desconhecida de transmorfo. Walter descobriu que eles estão assimilado o DNA dos seres copiados. Aí sim a retomada dessa vertente faria sentido. Impossível? Ora, é a realidade Fringe, quem acompanha a série já deve estar acostumado.

* O clima entre Olivia e Peter – aquela troca de olhares – provocou uma broxada no Lincoln que estava todo animado pro lado da galega. Sorrisos amarelos e ele falando o tradicional”tudo bem”. Nadam mais a dizer!

Ficha
Escrito por: J.R. Orci e Graham Roland
Direção: Paul Holahan
Exibição (EUA): 04 de novembro 2011

AS DUAS FACES DO SOBRENATURAL


Há uma semana, mais ou menos, fui visitar meus pais que moram num bairro próximo. Numa rua pertinho da casa deles tem um bar bastante frequentado pelo que chamamos aqui no Recife de “papudinhos”, pessoas que, por alguma infelicidade da vida, preenchem os seus dias tomando todas. Vários deles eu vi crescer e muito vi morrer ao relento. Ao passar pelo bar, vi um deles lá dentro, o “Bigode”. De longe, ele sorriu para mim e fez um aceno. Retribuí com um sorriso e também o cumprimentei.

Ao chegar na casa da minha mãe, ela foi logo me dando uma triste notícia: “Lembra do filho de Jocão? Ele morreu!”. Perguntei já triste: “Qual deles?” Minha mãe me espantou com a resposta: “Bigode, aquele que bebia muito”. Disse a minha mãe que devia haver algum engano pois havia falado com ele há alguns instantes. Ela confirmou a notícia e eu, claro, voltei ao bar para tirar a dúvida. No local onde eu havia visto o tal Bigode, não tinha ninguém.

Contei essa história para várias pessoas. Algumas tiveram calafrios, outras brincaram e houve quem me falasse que eu havia me enganado, tinha falado com outro “papudinho” pensando ser o Bigode. Não acredito em sobrenatural e não busquei explicações para esse acontecimento. O que me espantou foi a cara de medo que as pessoas fizeram quando imaginaram a possibilidade da aparição de alguém que já havia morrido. Pus-me a pensar, então: Se esse cidadão, depois de morto, fosse classificado como santo por uma igreja qualquer, sua aparição seria motivo de celebração e não de pavor. Sua condição de "ser do outro mundo" pouco importaria, o que valeria seria a classificação conferida a ele no mundo dos vivos. Não entendo isso.

E você, o que acha disso tudo?

CANTANDO RELIGIÃO


Judas (Raul Seixas e Paulo Coelho)

“...Mas é que lá em cima
lá na beira da piscina
olhando os simples mortais
das alturas fazem escrituras
e não me perguntam se é pouco ou demais”
Oucça aqui

Questionam a Bíblia, a forma como as sagradas escrituras nos são impostas. Quase nenhuma religião cristã apresenta para os seus fiéis a história dos concílios que determinaram a composição do que hoje conhecemos como “Bíblia Sagrada”. O conteúdo é apresentado como o resultado final de algo que a maioria não sabe, com certeza, como começou.


Mão Católica (Marcelo Nova, Karl Humel e Gustavo Mullem)

Nascer com o mal na alma
Pro batismo libertar
Carregar a cruz de toda culpa
E colocá-la no altar
Domingo tem a missa obrigatória
Ajoelhar perante a santa inquisição
Pras bruxas temos a fogueira
Pros santos nós temos o perdão”
Oucça aqui 
 
A ironia na música do Camisa de Vênus é uma crítica ao “Pecado Original”, já nascemos pecadores. No final a crítica ao perdão dado aos santos e a condenação às bruxas.

Súplica Cearense (Gordurinha e Nelinho)

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o Senhor se zangou
E só por isso o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração”
Oucça aqui 

O pedido de desculpas de Gordurinha e Nelinho, na verdade, está carregado de sarcasmo. Imagine a situação: a terra seca aí você faz uma oração pedindo para chover. Deus manda um diluvio, não é dádiva e sim castigo.


Cidadão (Zé Geraldo)

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar”
Oucça aqui 

Esse trecho da bela canção de Zé Geraldo versa sobre fé, a fé do povo que crê de forma incondicional.


Partido Alto (Chico Buarque)

Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado
Me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Eu nasci brasileiro
Eu sou do Rio de Janeiro”.
Oucça aqui 

Humor, apenas humor. Mas é alguém se queixando com deus por ter nascido pobre. Penso cá comigo: poderia ter sido pior, cara, você poderia ter nascido na Etiópia, por exemplo.


Igreja (Nando Reis)

Eu não gosto de padre
Eu não gosto de madre
Eu não gosto de frei.
Eu não gosto de bispo
Eu não gosto de Cristo
Eu não digo amém.
Eu não monto presépio
Eu não gosto do vigário
Nem da missa das seis”
Oucça aqui 

Essa letra chocou muita gente por ser, abertamente, contra qualquer tipo de credo, sobretudo o cristianismo. Fez sucesso com a banda Titãs.

O Dono da Terra (Os Abelhudos)

Mãe me explica direitinho
O que gente grande entende muito bem
Como pode uma bomba explodir dentro de um trem?
...Vê qual é o nome do Dono da Terra
Inventor do céu e do mar
Pega o telefone, liga pra esse homem
Diz que é pra ele... reinventar”
Oucça aqui 

Criança tentando entender Deus.

DESCONHECIDO (UNKNOWN), ÓTIMO THRILLER


No começo a premissa soa como “aquela história que outros filmes já contaram”, mas o ótimo enredo guarda algumas surpresas. Em “Desconhecido (Unknown), Liam Neeson interpreta o Dr. Martin Harris, um cientista que viaja para a Alemanha para participar de um congresso e acaba sofrendo um grave acidente. Dias depois ele acorda num hospital e descobre que sua vida, toda sua história, foi apagada. Sua mulher (January Jones ) não o reconhece e, pior, um homem (Aidan Quinn ) assumiu a sua identidade.

Na busca por respostas ele é perseguido por assassinos e acaba sendo ajudado por uma motorista de táxi (Diane Kruger). O filme tem as participações especiais de Frank Langella que interpreta o Rodney Cole e Bruno Ganz que, brilhantemente, interpreta os ex-espião Ernst Jürgen. As poucas cenas em que Ganz aparece valem a fita. Atuação absolutamente impecável.

Os roteiros são assinados por Oliver Butcher e Stephen Cornwell a partir do romance “Out of My Head” de Didier van Cauwelaert, e a direção ficou a cargo de Jaume Collet-Serra. Para quem que ser surpreender com uma história inteligente com final surpreendente, recomendo.

MISFITS ESTÁ DE VOLTA - EP 3x01

 
Spoilers abaixo!
A série britânica voltou com tudo. Para explicar a saída do carismático personagem, Nathan, criaram um mini episódio, “VegasBaby”, que mostra o doidão em Las Vegas usando seus poderes para se dar bem na jogatina. Entretanto, uma gafe bisonha o tira de cena: ele tenta trapacear usando um dado de sete (??) lados. Foi preso e deu espaço para o Rudy (foto acima), o novo esquisito do reformatório.

O primeiro episódio da temporada, no que se refere ao roteiro, foi meio déjà vu: os garotos se metendo numa enrascada que resultou em mais dois defuntos enterrados no quintal. Tá virando vala comum, haja terreno. O mais importante foi mesmo a introdução do esquisito – até demais – Rudy (Joseph Gilgun) na turma do reformatório. Na sua primeira aparição, cena de abertura do episódio, ele persegue alguém que descobrimos logo a seguir se tratar de um clone seu. Uma espécie de segunda personalidade que vive dentro dele e se materializa de vez em quando. O interessante é que ambos são completamente diferentes: o Rudy principal é um cara pernóstico, um rascunho do “Nathan”. O Rudy secundário, por assim dizer, seria um rascunho do Simon, um cara retraído traumatizado por uma desilusão amorosa.

A tal desilusão, aliás, refere-se a Alisha. No passado, ela foi colega de faculdade do Rudy e conheceu sua personalidade secundária. Nessa época Alisha – que ainda não tinha poderes – era uma devoradora de homens, uma pegadora contumaz. O pobre Rudy se apaixonou, foi desprezado e acabou tentando um frustrado suicídio. Essa verdade veio à tona mas Simon, atual namorado de Alisha, não se importou, até fez piada com a situação.

As situações de perigo apresentadas no episódio serviram para mostrar os novos poderes dos garotos. Curtis, ao ser perseguido por um policial, encurralado, transformou-se numa garota. Alisha, quando estava pendurada numa forca, entrou no corpo da assassina e passou a ver o que ela estava fazendo. Ou seja, ela entra na mente de outra pessoa e passa a perceber o mundo como se fosse ela. Já a Kelly, ao que parece, aumentou o seu QI. Chegou a ser presa e interrogada por ter apresentado o projeto de um míssil ultrassecreto.

Mais do episódio

*Simon: assumiu de vez seu romance com Alisha e esconde a identidade secreta, o mascarado. Entretanto, convive com a visão de sua morte que parece algo inevitável.

*De volta ao reformatório: Os garotos estavam na condicional, fora do reformatório. Mas, obviamente, deram um jeito para eles votarem pro sinistro prédio. Estavam num carro que pensavam ser do Rudy e foram parados pela polícia. O carro era roubado e eles voltaram a vestir o velho uniforme laranja. O episódio foi menos do que o esperado.

Ficha

Escrito por: Howard Overman
Direção: Alex Garcia e Wayne Yip
Exibição (EUA): 30 de outubro de 2011
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